terça-feira, 21 de junho de 2011

III Etapa Circuito Gaúcho de Xadrez Rápido Morro Reuter - Vice-Campeão


Mais um bom torneio realizado pela FGX ao pé da Serra Gaúcha. Acordei cedaço da manhã, peguei um ônibus da Zona Norte de Porto Alegre até a rodoviária e, quando cheguei na plataforma de embarque, lá estavam o Lendário Rock in Rio, conhecido também por Airton Dias e o Veterano bigodudo Dirney Cantini, prontos para pegar o mesmo ônibus. A viagem foi muito agradável ao lado do amigo de Santa Maria Dirney, trocamos muitas idéias e eu tive o prazer de ouvir inúmeras histórias do Xadrez e seus personagens remotos que ele traz na ponta da língua.


Dirney Cantini 0 x 1 Eider Cruz
Morro Reuter, Junho de 2011

O campeão do torneio foi o Bi-campeão estadual Eduardo Munoa. Contra ele na quinta rodada joguei 1. e4 depois de muitos anos de 1.d4. Não tinha nada preparado, a decisão foi feita em cima da hora e mais para gerar surpresa do que qualquer outra coisa. Minha intenção era jogar o ataque inglês contra a Najdorf, mas joguei Be3 antes de f3, entrando em outra linha que, embora tem sido muito jogada, não consegui lembrar de nada teórico e nem sequer nenhuma partida que pudesse me clarear as idéias. No fim acabei aceitando desnecessariamente um ataque perigoso e acabei sucumbindo à iniciativa do preto sobre o meu rei na ala da dama.



Outra partida interessante que joguei no torneio foi contra o forte jogador de Caxias do Sul Gilberto Klein. Ele jogou de forma passiva a abertura. Eu fui aumentando minha vantagem de espaço gradualmente até ele cometer um grave erro (23. Bd6?) que me concede a vantagem decisiva do par de bispos com a qual pude confirmar a vitória depois de trocadas as damas.



Mais informações sobre o torneio e demais fotos no blog Recanto do Xadrez.

E infelizmente não foi divulgado novamente o Cross Table do torneio. Gostaria muito que a alguém me explicasse a razão disso.

----

Há algo de estranho no Reino dos Pampas

Volto a esse assunto novamente (com muito desprazer) pois existem muitos jogadores que estão sendo prejudicados com esse frequente conflito de datas com o Circuito Oncosinos de Xadrez Clássico, embora apenas um deles, Iuri Pasini, tenha se pronunciado publicamente no grupo Xadrez Gaúcho do yahoo. São jogadores que participam dos torneios aqui no RS a muitos anos, décadas até, e que com certeza continuarão participando e fazendo o xadrez gaúcho de fato acontecer. Por esse motivo essa situação se torna ainda mais agravante, pois prejudica não só esses jogadores individualmente, mas o nosso xadrez de forma geral. Portanto, evitando essas colisões todos saem ganhando: federação, jogadores e também os patrocinadores que verão seus torneios mais frequentados por jogadores adultos de diversas regiões. Já que há muitas datas disponíveis, fica difícil não acreditar que essas colisões poderiam ser evitadas.

Para explicitar melhor fiz um pequeno esquema das datas conflitantes.

30 de Abril - Circuito Gaúcho de Xadrez Rápido - FGX - Dois Irmãos
30 de Abril e 1 de Maio - II
ETAPA do Circuito Oncosinos de Xadrez Clássico

04 de Junho - Campeonato Gaúcho Feminino de Xadrez 2011 - FGX
04 de Junho - Festival Gaúcho da Melhor Idade 2011 - FGX
04 e 05 de Junho - III ETAPA do Circuito Oncosinos de Xadrez Clássico

03 de Julho- Semifinal do Gaúcho Absoluto de Xadrez Região Metropolitana
Torneio Metropolitano - Dois Irmãos
02 e 03 de Julho - IV ETAPA do Circuito Oncosinos de Xadrez Clássico


Tenho certeza que excluindo-se essa situação indesejável, a FGX e os jogadores das diversas categorias levarão o Xadrez Gaúcho para tempos de muitas conquistas.

Aprendamos com o Raul.


Um comentário:

  1. Tudo de bom este teu Blog! O Raul então, tudo a ver c vc!!! Parabéns pelas mais recentes realizações e segue assim, nos orgulhando!

    ResponderExcluir