quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Simultânea Vescovi/Kasparov x Eider Cruz - Empate! Parte II



Não adianta. Enxadrista é enxadrista e não muda, nem aqui nem na Russia. Quando há peças postas sobre as 64 casas do tabuleiro é impossível conter o turbilhão de idéias e ensaiar uma boa e rejuvenescente peruada.

Mas a minha saga continua e ainda há muito jogo pela frente. Claro que quando tomei em c5 a pergunta que me vinha frequentemente na cabeça era "o que será que ele viu que eu não vi?" Se eu tivesse visto a reação do Kasparov mostrada nas fotos do post anterior, ou no vídeo abaixo, eu poderia ter ficado mais tranquilo. (Atenção a partir do 1min30s)


19. dxc5 e5 20. Bxh6 Aqui Vescovi perdeu o compasso. O conceito é simples: o peão central de e5 vale muito mais do que um peão de h6. Portanto era necessário, por exemplo, 20. Cxe5 Cxe5 21. Bxe5 Txe5 22. Ce2 com chances iguais para ambos os lados.

20. ... e4 21. Dd4 exf3 22. Bg5 fxg2 23. Tfc1 Ce4 Também é bom, mas melhor ainda é 23. ... Ch7 seguido da tomada de peão em c5. Em algumas linhas o cavalo de h7 ficará excelente colocado em e6 via f8. 24. Bf4 Não é nada fácil ver na velocidade de uma simultânea a linha 24. Cxe4 Txe4 25. Ta1 Txd4 26. Txa5 Com boas possibilidades de salvar a partida. O lance do texto dá a possibilidade das pretas de tomar imediatamente o peão de c5, sem nenhuma compensação para o branco, visto que o cavalo pode na sequência situar-se muito bem em e6. Eu vi alguns fantasmas na posição e procurei uma linha que me levasse seguramente ao empate. Não há explicação para essa minha decisão, a não ser as de ordem psicológica. Uma pena.

24. ... Cxc3? não há como não colocar uma bela interrogação nesse lance. 25. Dxc3 Te4 Ao receber meu última lance, Kasparov respirou aliviado e disse com ar de quem acaba de escapar de uma enrrascada: "well, the worst is over" (bem, o pior já passou). Estranho ele falar em tom audível essa frase e muitas outras em inglês como se pensasse que ninguém poderia entendê-los. Pelo menos eu e o Dr. Flávio que estava ao meu lado podemos entender muitas coisas, as quais ele e eu comentávamos e ríamos disfarçadamente. 26. Dxa5 Txa5 27. Bd6 Tc4 28. Txc4 dxc4 29. Tc1 Cxc5 30. Txc4 Cb7 31. Txc6 Cxd6 32. Txd6

Ao invés de entrar com um peão a mais no final, entrei com um peão a menos.
Eu sou um fenômeno.



32. ... Tg5 33. Td4 g6 34. Tg4 Ta5 35. Rxg2 Rg7 36. h4 Tb5 37. Tb1



37. ... Rg3 É impossível deixar passar o que sucedeu após o Vescovi ter feito esse lance. O maior jogador de todos os tempos peruando na minha frente e ainda errado é algo que não é qualquer um que pode se orgulhar de ter visto pessoalmente e ainda por cima na sua própria partida.

Quando Vescovi moveu seu rei para frente, pude perceber o seguinte diálogo:

K. Why not h5? (Por que não h5?)
V. Then King h6. (Então Rh6)
K. ohhh (ahhh)

Surrealmente extraordinário. Se é que dá pra se falar assim.

38. ... Ta1 39. Tc5 Tg1+ 40. Rh2 Tg4 41. Rh3 Tg1 42. e4 Th1+ 43. Rg3 Tg1+ 44. Rf4 Th1 Tablas

Depois do meu 44º lance, Vescovi ofereceu empate e eu prontamente aceitei. Após tê-lo cumprimentado fui assinar a planilha, mas de relance senti a presença de Kasparov muito próxima e achei que não seria educado não cumprimentá-lo também. Ergui minha mão em direção a ele, carregando inconscientemente todo significado que esse gesto carrega no término de uma partida de xadrez. Kasparov sentiu seu sentido lancinante e num susto, com uma gaguejada que lhe é característica, disse: "I didn't play the game" (Eu não joguei a partida). Eu recolhi parcialmente minha mão esperando que dessa vez a dele viesse de encontro e disse que o primeiro lance tinha sido dele e que fora o mais forte. No meio de boas risadas e muita desconstração ele me cumprimentou com aparente bom humor.



Nesse vídeo abaixo, dá pra se ver claramente o momento a partir do 2min.






Baixar PGN da Partida

Para mim foi um sonho participar dessa simultânea. Agradeço muito ao Reitor da UFRGS Carlos Alexandre Neto que lembrou do meu nome quando surgiu a vaga e a todos que tornaram esse evento histórico realidade. Espero que tenham gostado das postagens e sintam-se à vontade para comentar.

Créditos das fotos:

IXC
Luciano Enzweiler
Minha irmã Natália

Mais informações:

Blog do IXC
Marcos e o Xadrez
Xadrez Gaúcho


19 comentários:

  1. Eider, parabéns pelo post. Foi, sem dúvida, uma experiência inesquecível.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Felizes quem puderam participar da simultãnea, já que infelizmente houve uma grande panelinha.Sabe-se que há grandes enxadristae em POA por que uma minoria de privilegiados puderam jogar, não houve inscrições antecipadas.Isso foi um gesto de egoismo de quem organizou essa simultãnea Por que não fizeram um torneio classificatório para definir os melhores colocados para jogarem essa simultãnea.Foi um aatrituide antidemocrática dos organizadores que sequer se importaram com a grande permanencia de3 enxadristas que ficaram do lado de fora do Chalé sem ter acesso as dependencias
    Uma atitude lamentável e frustrante.

    ResponderExcluir
  3. Abaixo a diretoria do METROPOLE por um gesto egoista e antidemocrático naõ respeitando vários jogadores que tambem quiseram participar da simultãnea e não tiveram chance.
    Será que ser socio do METROPOLE torna a pesssoa mais homem e privilegiada.

    ResponderExcluir
  4. Tambem achei meio egoista, foi triste ficar tão longe, mas foi fantastico ver ele de perto,
    parabens a todos os envolvidos..
    e parabens Eider, pela partida e pelo blog, muito bem escrito...

    ResponderExcluir
  5. Também não entendi 20. Bxh6. Erro de cálculo ? Excesso de auto-confiança ? Só mostra o quão humanos os GMS são. De qualquer forma parabéns pelo empate.

    ResponderExcluir
  6. Só uma coisa sobre a análise,

    20. Cxe5 Cxe5 21. Bxe5 Txe5
    deixaria o peão de c muito fraco, assim pelo menos ele tentou isolar um peão teu, deixando ambos com um peão isolado.

    22. Ce2

    e cai o peão, Qxc5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu continuo procurando uma razão para a cara de reprovação do Kasparov para o lance do Vescovi. Para mim, este é inclusive o lance mais forte nessa posição. O problema começou com 20.Bxh6? e não no lance anterior.

      Excluir
  7. Tens razão, Rafael, o peão de "c" branco cai com 22. ... Dxc5, mas, depois de 23. Tfc1, são as negras dessa vez que terão sérios problemas para segurar o seu peão de "c".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. É, mas exigiria cálculo e frieza, o que numa simultânea é complicado... Parece que uma boa estratégia contra quem dá simultâneas é força-lo a calcular.

    Abs,

    ResponderExcluir
  9. Conforme foi dito outrora, peão isolado e atrasado que só atrapalha uma partida ou um evento deste porte, por favor...fica quietinho e deixa as peças que brilham e jogam melhor, façam jus a uma posição confortável decidir por melhores lances.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se o que o Bispo Bom disse foi para mim, mas se for:

    Citando o que Eider escreveu na lista Xadrez Gaúcho:

    "Lembrando sempre que qualquer crítica, sugestão ou elogio são bem-vindos."

    Eider, se minhas críticas ao Vescovi são deselegantes por favor delete meus comentários e aceite as minhas desculpas.

    ResponderExcluir
  11. Não Rafael...o comentário é para esse tal anônimo que se diz digno de sentar à mesa da simultânea mas no entanto fica só dizendo asneiras julgando os organizadores e ofendendo demais envolvidos.Não doa uma gota de sangue para aprimorar o nosso xadrez do RGS, querendo provar só o merengue na hora de trabalhar em prol do xadrez.

    ResponderExcluir
  12. Bom quanto a isso, estou de acordo, quem faz a festa escolhe os convidados. Imagino o trabalho que deu trazer o homem pra cá. Só não me conformo com o cara que abriu o jogo com 1..a5

    ResponderExcluir
  13. Tem sócio do Metrópole que nao pode entrar....Uma barbaridade mesmo que ocorreu lá..O presidente da federação só conseguiu entrar graças a intervenção de um deputado..Que mais ocorreu lá?......Outros nomes importantes e históricos do xadrez gaúcho não puderam estar lá tb....Perderam uma grande oportunidade de unir a tão desunida comunidade enxadrística!!Mas enfim xadrez é isso briga de vaidades,sempre foi esempre será!

    ResponderExcluir
  14. Façamos uma higiene mental sobre a soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça. Ainda é tempo de redimir-se. Quando nosso Rei voltar a jogar, poucos peões serão escolhidos à promoção! Os isolados, atrasados, dobrados, infiéis, os que conjeturam serão guardados na sacola de peças!
    A Vida Imita O Xadrez
    -Gary Kasparov-

    ResponderExcluir
  15. Até onde sei a simultânea foi feita meio às pressas e sabe-se que Kasparov cobra um valor bem alto para dar simultâneas contra jogadores de clube. Porém, acredito que se fosse feito contra escolares, provavelmente ele não cobraria e o impacto nos jovens que estão começando seria enorme. Há professores e escolas fazendo trabalhos maravilhosos. Seria algo muito mais prolífico para o xadrez gaúcho do que fazer uma simultânea nos moldes que foi feito, realmente para agradar a vaidade, o ego, de alguns. Basta ver que o Eider, por exemplo, só foi chamado de última hora, na forma que foi feita essa simultânea, para a diretoria do MXC mais especificamente, seria uma grande injustiça. Conta-se nos dedos de uma mão quem realmente merecia jogar essa simultânea, haviam pessoas ali que mal sabiam mexer as peças, apenas justificando como 'indicados do patrocinador' a auto-escalação do pessoal do clube. Eu pude acompanhar lá de dentro, a muito custo, mas fiquei muito triste ao ver a quantidade de crianças, com camisetas de xadrez, que poderiam estar ali, frente a frente com o ídolo, e ficaram alijados por paredes de vidro em um espaço minúsculo. Abraços, André

    ResponderExcluir
  16. Para deixar bem claro meu post anterior, seria uma grande injustiça o Eider não participar, já que a simultânea não foi para escolares como eu acredito que seria o mais correto, já que não teve custos, até onde sei, pois o seu resultado por si mostrou o quão injusto seria se não fosse chamado.

    Ainda sobre a forma como foi feita esta simultânea, digo que Kasparov poderia ter dado sem custos se fossem escolares pelo motivo de que uma simultânea nessa forma dificilmente duraria mais que uma hora e meia (Vescovi levou 3 horas com um nível bem mais forte) e também pelo motivo de que o que o traz ao Brasil é principalmente a divulgação do seu projeto, que engloba o xadrez nas escolas.

    O próprio metrópole tem um circuito escolar, inclusive com muitas crianças jogando que vem de classes menos favorecidas e que tenho visto pelos resultados, têm obtido boas colocações. Dava para ter feito uma triagem entre os mais destacados dessa etapa. Enfim, são apenas sugestões, de qualquer forma, o Metrópole merece elogios pelo esforço em conseguir fazer esse evento, questões de ego e vaidade infelizmente, são muito atreladas ao xadrez gaúcho desde há muitas décadas. Abraços
    André

    ResponderExcluir
  17. Após um breve tempo/jejum, valorizando a paz sinalizada pelas pombas acima, o Bispo Bom efetua seu movimento. Anota e bate o pino. Significa "vade retro" intrigas, contendas e divergências sinalizadas acima, entra em comunhão com o espírito enxadrístico, desejando a todos união, amizade e alegria, e que reconheçamos também a fragilidade de nosso monarca, lembrando que esse espaço maravilhoso de troca de idéias, sirva para enaltecer e alimentar nosso conhecimento e sabedoria.

    ResponderExcluir
  18. Bom, o dono da festa convida quem quer.
    E isso nunca foi novidade, logico que tem sempre aquele que entra sem convite e aqueles que esperam educadamente e comem frio.
    Acreditem a vida sempre foi assim, a lei é dos mais fortes, chorar nao resolve, o que resolve é trabalhar de forma que aquele que tem interrese apareça. QUEM NUNCA É VISTO NUNCA É LEMBRADO.

    O que me admira é o olhar de reijeição do Kasparov para o Vescovi, no lance Bxc5 , dxc5.
    Ele olha como alguem que pensa "é eles são bons so no futebol." Nunca Serão Nunca Serão...
    Observe como ele olha a partida e a velocidade de Raciocinio de Kasparov?
    Bom o fato é que o xadrez no Brasil não da dinheiro,não traz emoção para quem não conhece o jogo, então ninguem leva a serio de verdade.

    Pelo menos temos um começo , de xadrez no Brasil
    nas escolas, Mas isso vai longe ainda.

    Coloquei a partida no computador x computador depois do lance Branco 23.Tfc1 e as negras ganham.

    abraços

    ResponderExcluir