quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Arthur Ruiz Patroclo - respeitem esse jogador, ele é Campeão brasileiro!

O dia 28 de Outubro de 2012 será para sempre uma data muito especial para o Xadrez brasileiro e principalmente para Arthur Ruiz Patroclo. Ao vencer na última rodada o MF Flávio Olivência, o jogador Sergipano de 21 anos de idade sagrou-se o primeiro Campeão Brasileiro de Xadrez Rápido reconhecido pela FIDE. Na sua jornada enfrentou fortíssimos jogadores, entre eles quatro MF`s e um MI, finalizando o torneio com um rating performance de 2362. No presente post a gente vai acompanhar a saga de Patroclo no torneio e no próximo, como muitos devem estar curiosos para saber mais sobre esse jogador que arrematou esse importante título, acompanharemos uma excelente entrevista exclusiva concedida por ele para esse Blog.

Arthur, outubro de 2012.

Na primeira rodada Patroclo de negras enfrentou o enxadrista Derlei Florianovitz, um dos líderes da forte equipe de Chapecó. A seguinte posição crítica foi alcançada:

Derlei Florianovitz x Arthur Patroclo

Nas palavras de Patroclo: "apartir da posição foi jogado 1.... Bxf3 2. Bxf3 Dh4 3. Bxg4.fxg4 4.Cxg7.Rxg7 houve troca de damas e um final relativamente simples de vencer.


na segunda rodada jogou uma das partidas que com certeza foi uma das mais lindas do torneio: jogo ativo, pra cima, destemido, com direito a sacrifício e mate. Apreciem a análise do campeão brasileiro:

Arthur Ruiz Patroclo X MF Charles Gauche 

1.e4 c5 2.Cf3 a6 já tinha visto em torneios anteriores o Gauche jogando essa variante e perdendo de maneira esmagadora.Conhecia a idéia de levar para a Alapin fazendo com que o a6 parece bastante ilógico,tem uma partida do Grischuk vs Darcy Lima que vi a uns 2 anos atrás bem instrutiva dessa variante. 
3.c3 levando para a variante Alapin. 3. ... b4 fiquei surpreso com esse lance,não entendia  mais o que estávamos jogando,só fiz um desenvolvimento lógico mesmo.
4. d4 Bb7 5. Bd3 e6 confesso que não fiquei meditando que formação de peões meu adversário ia atuar.Em casos semelhantes,prefiro simplesmente ver um problema de cada vez,mas achava que a partida viraria uma Ruy Lopez,como o ritmo era de 25 minutos não dediquei nenhum segundo em cálculo na abertura,apenas fiz o café com leite.

6.0-0 cxd4 não entendi pq ele me daria a casa c3 para o Cavalo. Talvez esse lance seja um erro.Talvez uma formação ...d6,Cbd7,Be7 Com algumas prevenções em h7 antes do roque fosse preferível. 
7. cxd4 Cf6 8. Te1 Bb4 não entendia as intenções de abertura das negras. 
9. Cc3 


9. ... d5 momento critico da abertura,demorei alguns instantes para perceber o horrível bispo Branco que as negras tinham criado e a inútil casa que o cavalo buscava ir em e5,cheguei a ver por alguns instantes 10-exd5...mas ao ver o Cavalo indo a d5 a casa f6 para o outro quadrúpede,diagonal do bispo a8 h1 minha tendência a jogar com o peão de d isolado foi sasciada,as negras teriam superado os problemas na abertura meus olhos arderam.Busquei entender mais de perto que vantagem as negras esperariam ter em uma posição serrada.

10. e5 Ce4 é um cavalo bonito ninguém tem dúvida. 11. Bd2 Cxd2 conseguindo o par de bispo,perdendo tempo com trocas,e criando uma posição fechada,para os cavalos,alem de grandes possibilidades de um ataque ao rei para o bando branco.Gauche fez todos os lances com incrível convicção,nesse momento estava com uns 2 minutos de vantagem e não havia marcas de arrependimento.Manter o cavalo com 11-...Bxc3 pode ser melhor,mas a posição se simplifica muito e torna o jogo ainda mais simples para as brancas.Seguiria:12-bxc3.Cxd2.(Caso joguem f5,não precisaria pensar em variantes...a posição solta do rei negro+o buraco em e5,e a possibilidade de abrir o centro me dão boas expectativas)13-Dxd2.h6.e só a 2 planos:se as negras roçarem,as brancas põem tudo que puder na ala do rei e usa o peão de “c” como baba,se não roçarem,chumbo na outra ala com a4.Como são essas as possibilidades,faria h4,lance de espera que ganha espaço e prepara a abertura de uma coluna futura.e dependendo da resposta negra,um desses 2 planos seriam colocados em eficiência.

12. Dxd2 g6 me alegrava muito esse lance. Olhar o adversário criar buracos em seu campo próximo ao rei trás boas expectativas de harmonia de ataque.12-...h6 parece mais natural. 13. Dh6 Bf8 A dama só foi pra la para chamar o bispo mesmo ^ ^ 
14. Df4 Bg7 ambos os bispos estão problemáticos,faço uma serie de lances posicionais sem um objetivo predeterminado,apenas harmonia mesmo.as notas musicais que vi são.g5,f4,superproteção do peão de d... 15. h4 Cc6 16. Tc1 h5 17. g3 Bh6 18. Cg5 De7 19. Rg2 0-0 20. Ce2 Tac8 21. De3 Ca5 
22. b3 Da3 aqui fiz uma cara de desdém, e atuei um pouco parecendo preocupado as negras fizeram progresso na ala da dama.conquistaram a casa a3,meu próximo lance demonstra que a ala da Dama não tinha tanta importância assim... não calculei nada,apenas vi que a torre fora da defesa não iria para f4,após 23-Bxg5.fxg5,24-Dd3) 

23. Txc8 não calculei nada,apenas vi que a torre fora da defesa não iria para f4,após 23-Bxg5.fxg5,24-Dd3.Txc8 o mais cômico desse lance foi ver o gauche em duvida entre capturar de bispo e de torre,de bispo segue:24-Bb1.seguido da tomada da coluna de c,com o pensamento de que em um final o bispo ruim das negras pesaria ao meu favor Gauche tomou de torre com a mão tremendo como se dissese:é a coisa na ala do rei ta feia,espero que ele não veja um sacrifício. 


24.Bxg6! fiz esse lance muito rápido, Gauche fez o seu famoso mudra de mãos sobre a testa,agora ele pensou um pouco mais ainda parecia confiante.

24....fxg5 25. Dd3 um lance de ataque lento que só é possível pela falta de peças negras na ala do Rei,não sabia se teria força para um ataque decisivo,mas vi que pegaria 3 peões e o rei negro ficaria nu,isso já me assegurou proteção caso o lance no fundo fosse furado. O resto da vitória as peças fizeram sozinhas, eu apenas as movi.para onde elas diziam gostar mais. 
25...De7 26. Dxg5+Dg7 27. Dxe5+Rh8 28. Cf4.Bxg4 29. hxg4 Tc6 30. De8+Dg8 31. Dh5+ Dh7 32. De8+ Dg8 33. Th1+Rg7 34. De7+ abandono. O que mais gostei desse final foram as 2 peças fora de jogo das negras,isso me marcou e demonstra que o plano do Gauche não condizia com a realidade da posição.


Na terceira rodada Patroclo, jogando de negras, sofreu sua primeira derrota das duas no torneio ao enfrentar o MF Bolívar Gonzalez. Nas palavras dele mesmo "essa partida foi uma dragão, errei em não previnir uma manobra do cavalo b5, houve algumas complicações, ambos no final tínhamos menos de 50 segundos."


Na 4ª rodada Arthur enfrentou João Carlos Orguim e na 5ª jogando de negras enfrentou Claudionor Pirola. A partida segue abaixo, mas está incompleta. Patroclo novamente nos diz mais ou menos o que aconteceu: "Contra o Pirola, fomos para um final de torre e acabei pegando o peão de "e" (e5) dele. Depois para conseguir contra-jogo Pirola sacrificou o peão de "a", mais o de "g" e criou um peão passado em h. O mate ocorreu com peões de g e f na terceira fileira apoiando o mate com a torre em a1."


Na sexta rodada Arthur venceu o jogador curitibano Justo Reinaldo Chemin e na sétima e importantíssima rodada, Patroclo venceu jogando de brancas um dos melhores jogadores brasileiros:  o MI Rodrigo Disconzi. Arthur resume para nós suas impressões a respeito da abertura da partida:

"Na abertura fiquei com receio de abrir rapidamente o centro com os avanços padrões de d4 tornando o jogo demasiado aberto, mas confesso que fiquei mal por não realizar essa manobra lógica. Disconzi não soube aproveitar a posição depois de Dg4.tornava a pensar apenas em potencializar a coluna f e ganhar espaço na ala do rei.Mas com algumas manobras ruins dele de Cavalo,pude jogar em um dado momento c4(na abertura meu grande medo era sempre o avanço de d5,pensava se ele avançar,as coisas vão ficar dificeis),fechando o centro e diminuindo a partida a um simples tema de Cavalo superior a Bispo."



A partida continuou muito lutada e no desenrolar dos acontecimentos, a seguinte posição com o lance para as negras foi alcançada:

Arthur Ruiz Patroclo x Rodrigo Disconzi

Nas palavras de Patroclo: "No diagrama eu ofereci empate pro Disconzi ,pois na minha cabeça naquele momento Ba5 me deixaria em uma posição bastante restringida e que deveria tomar muito cuidado.Mas manobrando corretamente não a mal nenhum nesse lance. Aqui o Disconzi capturou de Dama o peão de b Dxb2. Segui com xeque em f1+ com a torre e tomada do peão de a branco. Segui com lances preventivos de torre diminuindo as possibilidades do bispo e tentando a infiltração delas na sétima, seguido da captura do bispo de alguma maneira que não me lembro. Disconzi continuou ate o final." 

Na oitava rodada, Arthur sofreu sua segunda derrota no torneio contra o forte jogador MF Haroldo Cunha dos Santos. Mas mesmo assim foi para a última rodada empatado com 6 pontos com outros 3 jogadores: o próprio MF Haroldo Cunha, o MI Rodrigo Disconzi e o MF Flávio Olivência. Disconzi empatou com o MF Frederico Matsuura, Haroldo perdeu para o MF Alfeu Bueno. Portanto a partida decisiva foi entre Patroclo e MF Flávio Olivência. Mais uma vez Arthur jogando de brancas foi para cima, sem medo de ser feliz. Não deu outra, foi coroado depois de uma bela partida como Campeão brasileiro de xadrez rápido. Apreciem a partida do título:



Depois dessa verdadeira epopéia Arthur Patroclo entrou para história. Saiu do anonimato rumo ao olimpo do xadrez brasileiro. Haroldo de Souza, narrador da rádio bandeirantes, sempre que (por exemplo) o Grêmio entra em campo, narra: "Aparece a máquina tricolor em campo, respeitem esse time, ele é campeão mundial!" Sempre que o Arthur estiver diante de um tabuleiro, lembrem-se: "respeitem esse jogador, ele é campeão brasileiro!"

Informações do torneio:
Chess-Results

Mais informações e fotos:
Xadrez Gaúcho


23 comentários:

  1. Parabéns ao Arthur. É um baita jogador, com certeza. Só uma correçãozinha, é Derlei, com i Eider ehhehehe...

    Abraço!

    Derlei A. Florianovitz

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Derlei! Já está corrigido.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. No diagrama de Dxb2 faltam peões: preto em f4 e branco em f3.

    Abaixo lances do início da partida:
    [Event "Forquilinha 25 min"]
    [Date "2012.10.28"]
    [Round "7"]
    [White "Patroclo"]
    [Black "d11"]
    [Result "1-0"]
    [ECO "A04"]

    1. e4 c5 2. Nf3 e6 3. d3 Nc6 4. g3 g6 5. Bg2 Bg7 6. O-O Nge7 7. c3 e5 8. Be3 d6
    9. Nbd2 O-O 10. a4 f5 11. Bg5 h6 12. Bxe7 Qxe7 13. Nh4 Kh7 14. Bh3 14... f4 15. Bxc8 Raxc8 16. Qg4 Qf7 17. Ndf3 Rcd8 18. Qh3 Kg8 19.
    Qg4 Ne7 20. Nd2 g5 21. Nhf3 Bf6 22. Qh3 Kg7 23. Kh1 Ng6 24. Rg1 Rh8 25. g4 Qe6 26. a5 Rd7 27. c4 a6 28. Kg2 Qe8 29. Kf1 Bd8 30. Ke2 Bc7 31. Nb3 Nf8 32. Qh5 Qd8 33. h4 Ne6 34. Rh1 {etc...1-0}

    Não achei que minhas manobras de cavalo foram ruins, tanto que as pretas tiveram boas oportunidades de ruptura na partida: em d5 (que não fiz) e em b6 e em h5 (esta fiz em hora errada, mas em posição de vantagem).

    ResponderExcluir
  4. Partidas de Campeão.
    Comentários de Amador.

    Marco Aurélio Zaror Cordeiro
    Lages-SC

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários construtivos, Mestre Disconzi e Marco.

    Talvez não tenha ficado claro na postagem (e aqui em faço um mea culpa) mas pelo que se pode sentir pelo tom dos comentários, o Patroclo fez a gentiliza de expressar informalmente algumas de suas impressões sobre as partidas durante o torneio pelo msn. Com certeza deve haver erros, já que ele não parou e analisou com ajuda de engine. Mas equivocadas ou não, são as impressões sinceras do próprio campeão - por isso o seu valor e por isso estão aqui publicadas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Por isso reitero, partidas de campeão, comentários de amador.
    Não me pauto somente nos erros de ortografia e de anotação, mas da forma jocosa e pouco respeitosa que se refere ao MF Gauche (foi esmagado, o mais cômico, etc...) e em trechos ao MI Disconzi. Isso repercute em redes sociais e grupos de xadrez por e-mail e penso que diminuir dois ícones do xadrez nacional como Gauche e Disconzi é diminuir o próprio título...
    Porém, o calor da vitória faz os mais novos sentirem-se blindados a partir dela e isso é compreensível.
    Abraço,
    Marco Cordeiro - Lages-SC
    PS. Vale o ditado africano:"O machado esquece, a lenha não".

    ResponderExcluir
  7. Pior que sou amador mesmo rsrsrsrs,adorei seu comentário “cordeiro” de deus. Tanta moral e palavras jocosas e poucos culhões.
    Bem como já sabem, não estudo de maneira disciplinada, faço faculdade e pratico dança de salão(também como um amador, afinal o que importa é o amor),Prefiro ficar bêbado ou paquerar um guria do que jogar xadrez. Mas amo o jogo e com todo respeito as lenhas cortadas e aos amadores sem talento nem espirito nenhum. Espero ter vontade de jogar em outro momento e colocar fogo em lenhas futuras, adoraria ver todo esse espirito aparente nobre no xadrez Marco Cordeiro.
    Abraços futura lenha, do seu querido Arthur Ruiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Sir Arthur, bons porres, paqueras e danças por aí em Pelotas-RS.
      Espero um dia podermos jogar realmente e tomara que ao me vencer, vc tenha o mesmo respeito que eu teria, se por um milagre, eu chegasse a vencê-lo (sei, improvável, mas é importante ter esperança para um jogador fraco como eu).
      Parabéns pelo título novamente...
      Marco Aurélio Zaror Cordeiro
      Lages-SC
      O que quis dizer em sua primeira frase com poucos culhões?

      Excluir
    2. Puxa Cordeiro, está ficando chato esse bate papo, até mesmo porque os principais envolvidos (supostamente vitimas dos comentários impertinentes do Patroclo) nem se manifestaram. Consulta o Aurélio que poderás descobrir o significado de “culhões”, e para de chorar o leite derramado alheio.

      Excluir
  8. Anônimo,
    O que vc considera chato ou não, pouco importa para mim. Aqui é um espaço para comentários e me manifesto como desejar, ou então, o dono do Blog que remova os comentários.
    Respondo pelos meus posicionamentos e não dou procuração que mais ninguém o faça. Vá ler outras coisas, ao invés de importunar quem comenta, ou você é obrigado a ler o que escrevo?
    Se você souber ler, veja os comentários desde o princípio e tire suas próprias conclusões ou peça para alguém que não seja apedeuta o fazer. Alguém te nomeou juiz aqui, sobre o que deve ou não ser escrito?
    Quando perguntei ao Pátroclo o significado do que escreveu, era o conceito mais amplo, contextualizado e não o significado do verbete. Guarde para você sua dica sobre consulta que jamais te pedi nada, até porque escondeu-se atrás do anonimato, diferente de mim e do Arthur, que mesmo discordantes, nos identificamos.
    Por fim, Sr. Anônimo, reduza-se a sua insignificância e suas metáforas lácteas dispensáveis e leia o comentário do Disconzi ou novamente peça para alguém ler e verá as discordâncias dele sobre a análise da partida. Charles não tem o hábito de navegar na Internet, então seus exemplos são todos inconsistentes...
    Marco Aurélio Zaror Cordeiro
    Lages-SC

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, acho que a discussão é muito pertinente sim. E as opiniões do cordeiro são importantíssimas por si só, mas também por ele ser um jogador que batalha diariamente pelo xadrez. Na postagem o Arthur fez sim alguns comentários jocosos, mas tenho certa relutância para tachá-los de desrespeitosos. Claro que talvez o Arthur ainda não tenha entendido (ou não queria entender) a importância do título dele de um modo geral e a responsabilidade que ele poderia (ou não) ter na divulgação e no crescimento de nosso nobre esporte.

    Pelo fato de ele não ter entrado como favorito no torneio e por ser muito pouco conhecido pelos enxadristas brasileiros, eu coloquei no título dessa postagem "respeitem esse jogador" - e espero que todos que comentarem o façam e assim como espero que o Arthur respeite os seus críticos.

    Em relação à frase do Arthur: "Tanta moral e palavras jocosas e poucos culhões." Para mim está claro que ele está se referindo a ele mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigo Eider.
      Lendo com mais calma a frase, tb tenho essa impressão.
      Obrigado e abraço.
      Marco Aurélio Zaror Cordeiro
      Lages-SC

      Excluir
  10. Ainda bem que o Sr não se importa com os comentários alheios, pelo tamanho da resposta se percebe que dá pouca importância ao que os outros consideram chato. O teu “chorinho” estava chato, mas agora está raivoso e desborda ressentimento, tanto que nem percebes que fazes aquilo, ou até mais, do que criticas: ironia, deboche, petulância e grosseria. Aliás, por sinal, também não és obrigado a ler o que os comentaristas escrevem. Na boa, olha o dicionário, não apresenta só definições de verbetes, também inclui bons exemplos de uso dos mesmos, em contextos diferentes. E toma o exemplo do Patroclo: tenta paquerar um pouco e tomar um porre, quem sabe te ajude a relaxar e ganhar algum torneio.

    ResponderExcluir
  11. Anonimato é covardia e a covardes não se responde...
    Quando tiver coragem de se identificar, talvez mereça mais um massacre como o fiz no meu post...senão, nem isso.
    Marco Aurélio Zaror Cordeiro
    Lages-SC

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, Anônimo, resolva tuas diferenças com o Cordeiro em outro lugar. Ou se identifique. Obrigado.

      Excluir
    2. Muito justa a remoção da resposta, principalmente tendo em conta as mensagens do Sr Cordeiro, onde fala em covardia, dá a entender que os outros precisam de ajuda para entender e diz que algumas pessoas são insignificantes. Caso me identifique, terei as minhas respostas publicadas? Isto não seria problema. Além do mais, não conheço o Sr Cordeiro e não tenho nenhuma diferença com ele para ser resolvida aqui ou em outro lugar. Simplesmente opinei, acreditando que me assistia o mesmo direito que a ele. Tentarei publicar de novo a mensagem removida.

      Excluir
  13. O conteúdo da mensagem removida era ofensivo em todas suas linhas. Sugiro que continue essa discussão com o Cordeiro por e-mail.

    P.S: se esconder atrás do anonimato e despejar essas palavras é sim covardia.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Parabens pelo titulo nobre amigo, espero voce em aracaju/se para ganhar de voce.

    ps: de novo

    att, Wellington

    ResponderExcluir
  16. no primeira diagrama tivemos Dh4 ? certeza ?

    ResponderExcluir
  17. Arthur, parabens pela partida comentada !! deixou o rei nu !! e rei sem calças nao é nada. Ainda nao vi as demais, logo verei

    ResponderExcluir
  18. hic, hic, xadrez e árco não combinam......ehehhehhehe

    ResponderExcluir