sexta-feira, 9 de março de 2012

Fantástico Torneio Aberto na Festa da Uva


Judit Polgar é a número 29 do mundo e eu fui o vigésimo nono na classificação final do torneio. E o que isso quer dizer?... absolutamente nada. Exceto se formos pensar pelo lado da informação. Minha colocação não foi a dos meus sonhos, mas também não tenho nada do que reclamar. Fiz os mesmos seis pontos da edição passada, a diferença foi que, no torneio em que jogou Ivanchuk, eu fiquei em quadragésimo lugar - 11 posições a menos na tabela de classificação. É bastante coisa. Em 2010 jogaram 292 jogadores e dessa vez foram 188: o preço exorbitante da inscrição espantou muita gente.



Foi um torneio muito bom de ser jogado e apreciado. Nele tive a oportunidade de ter jogado contra o melhor jogador argentino da atualidade, GM Diego Flores (2599), uma partida muito boa pela terceira rodada do torneio.

Diego Flores x Eider Cruz
Caxias do Sul 2012

Minhas melhores partidas foram contra os catarinenses Volmir Lupatto e Kléber Zimmermann. Infelizmente não lembrei as partidas na íntegra, mas foram partidas em que eu soube aproveitar bem os conhecimentos adquiridos acerca das posições alcançadas depois da abertura.

No torneio, Amazing Judit não massacrou. Cedeu três empates - para o GM argentino Sandro Mareco, pro GM Paraguaio José Fernando Cubas e pro MF Alfeu Bueno que, em manhã inspirada, jogou uma belíssima francesa e conseguiu segurar os ímpetos agressivos do estilo de Judit. Ímpetos esses que fizeram o lendário GM Milos parecer um amador nessa partida pelo torneio de mestres realizado antes do Torneio Aberto e que Judit venceu com extrema facilidade - mas afinal 100 pontos a mais de rating tem o seu significado.

 
É também preciso destacar a participação do atual campeão gaúcho Carlos Rodrigo Born, conhecido também como Batatinha. Ele venceu na última rodada o MI Dragan Stamenkovic e conquistou a décima colocação do torneio, ganhando premiação em dinheiro. Acima dele havia nada mais nada menos do que 9 Grandes Mestres.

Foto com os 10 primeiros colocados.

Matéria no ChessBase
A escassez de fotos e vídeos dessa edição é lamentável.

Fenômeno Judit Polgar

Lenda Viva GM Henrique Mecking

 GM Uruguaio Andrés Rodriguez

GM Giovanni Vescovi - Heptacampeão Brasileiro




3 comentários:

  1. Não joguei o torneio embora quisesse ter participado,Um total absurdo o valor cobrado nas inscrições,Parece que os organizadores do torneio estavamafim de arrecadar dinheiro dos pobres enxadristas gauchoscoma finalidade de enriquecer os que vieram de fora tantoé que os mestres ficaram isentos de inscrição e tiveram todas as despesas pagas,
    No mínimo o torneio deveria valer rating FIDE, mas nada disso aconteceu,
    Poderiam ter tido menas rodadas com ritmo de jogo a nivel de ratinf FIDE ex: 4 horas nocaute,

    AIRTON DIAS

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoal!
    Foram 190 participantes, e não 150!
    Outra coisa, no torneio com GM Ivanchuk, cobramos 100,00 a inscrição. E desta vez 130,00.
    Se conhecer um pouco de xadrez saberá que para valer rating FIDE, teríamos que mudar TODO o formato do torneio,
    e provavelmente cobrar mais caro a inscrição.
    Obrigado!
    André Ricardo Boff

    ResponderExcluir
  3. Fico muito grato pelo teu feedback, André Boff. A correção já está feita - foi erro meu na visualização no chess-results.

    Conheço muita gente que não foi apenas pelo preço da inscrição.
    Em todo caso foi uma grande festa. Oportunidade ímpar de ver de perto Judit Polgar e outros fortíssimos Grandes Mestres.

    Abraço!

    ResponderExcluir