terça-feira, 1 de maio de 2012

Lista FIDE de 1º de Maio - Top 10 gaúcho e outras coisas mais

1. MF Fabiano Fortes Prates                           2283
2. Ivan Boere de Souza                                    2283
3. MF Flávio Olivência                                      2211
4. Eduardo Munoa da Silva                              2206
5. Rodrigo Borges da Silva                               2205
6. Carlos Rodrigo Born                                     2199
7. Artur Bartmann Arns                                     2190
8. André Henrique Lemos de Freitas                2184
9. Paulo Sérgio de Castro Oliveira                   2182
10. Antônio Rogério Crespo                             2119 

Não sei se a lista acima é a mais justa, pois pelo menos 3 jogadores nela estão parados e há tempos não jogam um torneio FIDE. O importante enxadrista gaúcho MF Fabiano Prates não joga há 3 anos e ninguém sabe responder por onde anda. Já vieram me perguntar, durante os torneios, pelo menos três vezes se eu sabia alguma coisa de seu paradeiro - eu infelizmente não faço a mínima ideia. Só sei que, aparentemente, depois da confusão no campeonato gaúcho de 2008 com Allan Gattass, ele nunca mais voltou a jogar xadrez em torneios gaúchos.

Assim como Fabiano, Artur Arns, conhecido por muitos como Vampiro, também anda sumido. Arns ficou conhecido por ser um jogador muito criativo, com um jogo posicional agressivo por essência e espantava seus adversários com sua frieza. Uma pena que esteja há pelo menos 4 anos afastado. Mas seus amigos ainda torcem pelo seu retorno.  

 Artur a Direita, jogando em Villa Martelli 2008 contra o MF Bolívar Gonzales
Artur venceu essa partida.

O último torneio com a presença dele que joguei foi o Torneio Temático realizado na Casa de Cultura Mário Quintana organizado pelo AN Lucas Ramos. O vídeo abaixo mostra a partida decisiva final entre ele e o Vitor Hugo. O vídeo não está com a qualidade muito boa, mas vale pelo registro histórico.


Além desses dois, há o jogador  que se encontra em 8º. André Freitas tirou seu rating FIDE no ano 2000 e de lá para cá não jogou mais nenhum torneio FIDE. Nunca tinha ouvido falar dele, mas pelo que pesquisei ele é bi-campeão Estadual Absoluto 1995-1996. É uma pena que a história do nosso xadrez se perca assim de forma tão rápida e fácil - não temos nenhuma partida desse jogador disponível para visualização, tornando a noção de tradição completamente nula: um misto de irresponsabilidade e incompetência destruidor. 

Muitos outros jogadores gaúchos poderiam figurar nessa lista, mas por um motivo ou outro estão jogando por outros estados, na ânsia de buscar melhores condições de desenvolver seu xadrez. Allan Gattass (2256) está jogando por São Paulo; Felipe Menna Barreto (2247) e Eu (2133) estamos jogando por SC; Além do MF Luiz Ney Menna Barreto (2310) e o MI Francisco Trois que também estão por SC, assim como Janine Flores e Amanda Fontella. Podemos também citar, abrangendo um pouquinho mais, os Grandes Mestres Mequinho e Vescovi que jogam a muitos anos por São Paulo, mas que também têm raízes gaúchas. Há com certeza outros jogadores que agora me fogem a memória e que poderiam ser citados.

A lista citada continua com:

11. Vitor Hugo de Oliveira             2110
12. Darlan Veit                              2107
13. Luiz Ernesto Serra Azul           2089
14. André Augusto Gazola            2088
15. Lucas Strauss Boff                  2019

Normalmente os jogadores gaúchos para conseguirem a obtenção de seu rating FIDE tem que fazer longas viagens - para Curitiba, São Paulo e até Argentina. Isso porque há grande escassez, apesar dos esforços, de torneio que valham FIDE no Rio Grande do Sul. Eu devo ser, se não o primeiro, pelo menos um dos primeiros jogadores gaúchos que conseguiram a façanha de obter seu rating FIDE sem precisar sair do Estado. Joguei o Regional Sul em Dois Irmãos em 2008 e o Regional em Porto Alegre em 2009.

Por essa razão a fórmula do Circuito Oncosinos do Metrópole Xadrez Clube chama atenção. Classificando os 20 jogadores sem rating (que em sua maioria serão gaúchos) para a final, praticamente sacramente que esses 20 quase em sua totalidade farão pelo menos um bloco para obtenção do rating FIDE, o que configura um grande estímulo para esses jogadores e para todo o Xadrez do Rio Grande do Sul.

8 comentários:

  1. Oportuna postagem! Parabéns pela pesquisa. Deixo o convite para o Oncosinos 2012, a I Etapa é neste final de semana, e quem não possui rating FIDE tem que inscrever-se JÁ!!! o link do regulamento é http://www.ixc.com.br/mxc/onco2012.pdf Abração

    ResponderExcluir
  2. Apenas quero comentar sobre o paradeiro do Fabiano Prates. Eu o vejo às vezes, nas proximidades da redenção.Ele tem facebook tb.Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eider, parabéns pelo Post. Ano passado consegui fazer um bloco de 6 partidas na etapa final do Oncosinos. Sem dúvida alguma é uma grande oportunidade de se obter o rating FIDE sem sair do RS. Abraço. Marcio.

    ResponderExcluir
  4. Tem um forte enxadrista pra essa lista o GO. Vem chegando aos poucos, hein? Melhor cuidar!!!

    Budde.

    ResponderExcluir
  5. Eiderzito, baita post!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  6. minha primeira partida e um torneio importante, foi contra o Artur Arns, no hotel radar aqui em Gravataí, e olha que foi boa a partida. pegada do início ao fim!

    ResponderExcluir
  7. Eider, parabéns mais uma vez pelo teu empenho e pela excelente pesquisa! Eu não sabia da existência de alguns jogadores, valeu mesmo pela info! E como disse pra ti, Fabiano Prates está sim morando aqui e dá aulas pela internet, inclusive vejo ele jogar direto no jaquemate com o nick: ffprates. Já Darlan Veit disse que está morando em Floripa e agora apenas surfa, não joga mais por hora kkk.. que vida boa!

    Abraço meu caro! Excelente post!

    Pimenta

    ResponderExcluir
  8. Fala Eider, aqui é o Genro

    O André Freitas foi, sem dúvida, um dos melhores jogadores gaúchos daquela época, além de um cara muito legal.
    Aqui vai o link das partidas dele na Copa do Campeões, que jogamos em Vitória-ES, em idos do século passado.
    http://www.365chess.com/players/Andre_H_Freitas

    Abração!

    ResponderExcluir