quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Qual a importância de uma final de Estadual?

Acho que essa deveria ser a primeira pergunta que o organizador de tal evento e os enxadristas deveriam ter em mente e na medida do possível deveriam também tentar respondê-la. 

Ano passado tivemos provavelmente a final gaúcha mais fraca de todos os tempos com apenas 13 jogadores e com a presença de apenas 1 ex-campeão estadual. Não tivemos nenhum mestre na disputa e outros muitos jogadores que poderiam ter comparecido para disputar o título também se abstiveram de participar. Razões: Falta de premiação? É justo que quem dedica tempo pra jogar um bom nível de xadrez escolha torneios que possam lhe dar retornos razoáveis. Sabemos da dificuldade que há em conseguir apoio para o xadrez e uma final com premiação baixa e apenas para os 3 primeiros é compreensível, embora desmotivador não só para os melhores jogadores, mas para todos os enxadristas que poderiam se deslocar para jogar a final e lutar como sempre lutam em todas suas partidas. Se ainda houvesse outras motivações para esse deslocamento de enxadristas... mas não há. Não se faz nem o mínimo que é a divulgação das partidas e fotos. Poderia-se também ser divulgadas algumas análises dos próprios jogadores, diagramas, crônicas, etc. O mais agravante é que quando esses enxadristas não estão satisfeitos e expressam essa insatisfação, a resposta que recebem é do tipo: "não gostou faz melhor", cortando dessa forma qualquer diálogo que poderia haver entre organizadores e enxadristas.

Do estadual apenas o que fica é o nome do campeão em uma lista de campeões estaduais. E as perguntas ingênuas e sonhadoras que fazemos são: que valor tem esse título? o campeão dá sua contribuição para a divulgação do xadrez? é convidado para palestras, simultâneas? Se nós mesmos não respeitamos nossos campeões, quem irá respeitar? Se nós mesmos não respeitamos nosso esporte, quem irá patrocinar?

Para finalizar, parabenizo mais uma vez o tricampeão(!) Eduardo Munoa da Silva. Mais uma vez demonstrou ser um jogador duro na queda.

Minhas partidas do Estadual 2012

1ª rodada



2ª rodada

Infelizmente não tenho essa partida completa. Mas depois de muita luta e com as chances de vitória pendendo para um lado e para o outro durante boa parte do tempo, coube a mim cometer o penúltimo erro e vencer o final.



3ª rodada



4ª rodada

Na posição final, Munoa me ofereceu empate e eu com apenas 1min30s no relógio aceitei. Amadorismo meu, não deveria ter aceito e devido a simplicidade do final (Txf8+, Db8+ e Td8+ trocando todas as peças) deveria ter jogado para ganhar. Aceitei o empate, pois entrava na última rodada com meio ponto a frente dos demais. Empates por conveniência normalmente têm efeitos colaterais.



Acredito que joguei um bom xadrez, talvez o melhor de toda a final, mas pus tudo a perder na última rodada. Jogando contra o Daniel Pertuzzatti saí com uma excelente posição da abertura, mas gastei muito tempo. Entrando no meio jogo comecei a fazer lances muito fracos (cansaço, impaciência e falta de tempo são minhas sinceras desculpas). Pertuzzatti não deixou barato, exclamou pelo menos 2 vezes em resposta e arrematou a partida. Não tenho anotado o jogo completo.

5ª rodada



Partidas em PGN

Resultados completos: CHESSRESULTS

7 comentários:

  1. Pelo que entendi o empate com munoa acabou te prejudicando como você disse que estava melhor e podia ganhar. Espero que ganhe o 2013 =D


    Ass: Guilherme Dalalio

    ResponderExcluir
  2. E ai amigo Eider. Bah tua partida com o Munoa tava ganha com certeza. Pelo fritz 13 a linha ganhadora era 1Tf8+ Rxf8 2Db8+ Tc8 3Dxb7 g6, etc. Porém é bem como vc disse, com 1min30s a pressão pega. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Conversa com o enxadrista Márcio Winter via facebook:

    Márcio Winter:

    Olá Eider Cruz! Como sempre tu és um gentleman em ceder o o espaço para discussões sadias. Porém, há alguns pontos a serem saliantados sobre teu post.

    Márcio Winter:

    1 - De fato, a última final do gauchão foi fraca, mas só ir por causa da premiação não deixa o torneio com cara de "caça niqueis"?

    2 - Realmente, falta conversa entre federação e jogadores, mas quando é convocada uma assembléia, existem pessoas que acham ruim deslocar-se para outras cidades e exporem suas idéias.

    3 - Em um país aonde mal se vive de xadrez, é digamos, injusto que um mestre vá somente pela grana e não pela divulgação do esporte! Eu compreendo que existem gastos, mas os gastos são os mesmos para os capivaras que se dispõem a tirar do bolso para participar!

    Eider Cruz:

    1. Concordo. Só ir por causa da premiação no contexto do xadrez gaúcho é chato. Mas temos que ver também que a dedicação que um Mestre tem que ter pra chegar à maestria (ou mesmo apenas para ser um forte jogador) é bastante grande. Então, não dá pra julgar aqueles jogadores que escolhem a dedo o torneio que vão jogar, porque se essa dedicação toda não tem retorno algum, não faz sentido estudar xadrez. No caso da final do ano passada, não só os mestres não foram, mas também a grande maioria dos amadores classificados. Isso deve ter alguma razão e a explicação acredito que não esteja só no fato de não haver premiação.

    2. Sim, a maioria dos enxadristas infelizmente não comparecem (inclusive eu). Mas a questão envolve também o tratamento das dirigentes que fizeram a federação nos últimos anos em relação aos enxadristas que se manifestam nas redes sociais.

    3. Essa questão é uma continuação da 1 e vai ao encontro da pergunta: Se nós não respeitarmos nossos campeões, que irá? talvez os próprios campeões também não se respeitam como tal e isso é um problema para o xadrez de uma modo geral. Na maioria das modalidades os campeões têm o papel de divulgar o esporte, mas sem um retorno financeiro mínimo que justifique essa dedicação e sem o apoio da comunidade esportiva da qual fazem parte, fica muito difícil.

    ResponderExcluir
  4. Participação do enxadrista Carlos Acácio Gomes Karoly via facebook:

    Foram vários aspectos que se somaram para que o GAUCHÃO 2012 tivesse este final melancólico. O financeiro é um deles, mas não o principal, as datas foram trocadas diversas vezes,regulamentos também e isto passa um descrédito muito grande aos jogadores.Torço que o Leonel, que é uma ótima pessoa e muito educado, consiga reverter este quadro que existe entre os enxadristas em geral.A federação tem que vir de encontro aos enxadristas e não os jogadores ao encontro dela!!!
    há 6 horas · Curtir (desfazer) · 3

    ResponderExcluir
  5. Olá Eider !
    Bom iniciar conversas sobre xadrez.
    Dentre outras coisa, já observastes que a FIDE congrega tanto jogadores profissionais como amadores, sendo que no Brasil os amadores também são designados pejorativamente de "capivara" (nome de animal para praticante de um jogo que exige gostar de pensar, refletir, analisar, calcular),,, alguma coisa está mal. Será falta de amor próprio, será que é por isso que o COI não reconheçe o xadrez como esporte?
    Um conhecido que foi para a Irlanda , comentou que nos torneios lá , os jogadores de menor rating também pagam inscrições menores - por faixas - quanto maior o rating maior a taxa. As premiações são por faixa de rating. Os melhores em sua faixa de ranting são premiados proporcionalmente, isso é estimulante, pois num torneio onde participam GM MI MF MN - quem ganhará os prêmios ?
    Recentemente terminou o campeonato amador DE Xadrez do Brasil em São Paulo , no feriado de carnaval, ótimo período - é o segundo ano consecutivo que é realizado lá. Cento e oitenta e um amadores se inscreveram sendo que 122 do estado de São Paulo os demais do RS(04) SC(03) RJ(03) DF(03) MG(09) GO(05) MT(07) ES(01) PA(02) PE(04) CE((02) MS(02) MA(01) PR(03) AC(01) BA(01) Avulso (02). O fato do Brasil ser um país de proporções continentais trás problemas de locomoção para eventos em outros estados. Quantos gostariam de participar mas não puderam face a distância. Oque achas de cada estado realizar o seu campeonato amador estadual(rating FIDE até 2100) e, digamos , os quatro, cinco, primeiros classificados, por exemplo, jogar a Final Amador do Brasil no estado que se propuser a realizar. O que achas?
    Parabéns por abrir diálogo com a comunidade enxadrística, pois além da parte técnica , a parte organizacional, também é importante. Abraços!
    Scharlau.


    ResponderExcluir
  6. Eider, por gentileza delete o comentário anterior, pois fiz confusão . Lendo sobre o mundial amador no qual o rating deve ser até 2000 FIDE para poder participar. Achei que tinha informado errado o rating máximo para participar do Brasileiro Amador que é até 2100. São essas incongruências que não entendo - mundial amador até 2000 rating fide - brasileiro amador até 2100 rating fide - vá entender !!!
    Grato
    Scharlau.

    ResponderExcluir