sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Resgate histórico: Torneio na SOGIPA - 1992

Um resgate histórico valiosíssimo para o xadrez gaúcho foi divulgado essa semana no youtube pelo enxadrista Antônio Benevenga, dono do maior site para jogar xadrez do Brasil. O torneio em questão é o Torneio Aberto 50º aniversário do departamento de xadrez da SOGIPA que ocorreu há 20 anos atrás e teve a participação de 115 jogadores. Ele ocorreu de 28 a 30 de agosto de 1992, época em que eu ainda com 5 anos de idade, sequer cogitava a possibilidade da existência de um jogo como o xadrez - fui aprender a mexer as peças no ano 2000.

Ao procurar informações sobre esse torneio na internet, encontrei o livro "Xadrez: a guerra mágica" de Egon Klein digitalizado. Nele se encontra a classificação dos seis primeiros colocados. Foram eles:

1º Luiz Nei Menna Barreto 6,5 pts.
2º Daniel Diano (URU) 6 pts.
3º Paulo Sérgio de C. Oliveira 6 pts.
4º André Shuartz 5,5 pts.
5º Paulo Caliari 5,5 pts.
6º Rogério Becker 5,5 pts.





No vídeo podemos ver em ação jogadores que estão ativos até hoje, outros que pararam de jogar e outros que já se foram. Não conheço todos os jogadores que aparecem, mas vou me arriscar a fazer uma lista dos que conheço na ordem que aparecem:

Fred Shaffer (atual diretor do departamente de xadrez da SOGIPA), Airton Dias (Rock'n Rio), Daniel Shossler, Antônio Benevenga, Antônio Rogério Crespo, MI Francisco Trois, Lauro Bertini (falecido), MF Luiz Nei Menna Barreto, Ivan Boere, Rogério Becker, MI Herman Claudius, Paulo Sérgio de Castro Oliveira, Egon Klein (falecido), Eduardo Munoa (com 12 anos de idade). 

Claro que eu poderia listar muitos outros, mas por desconhecimento e pela dúvida achei melhor deixar essa tarefa para quem tiver mais certeza. Fiquem à vontade para aumentar minha lista nos comentários.

Resgates históricos como esse fazem parte da construção de um futuro para o xadrez. Sem a noção de tradição e continuidade, fica muito difícil escrever uma história. E sem história só o que fica são superficialidades banais que nada dizem para as futuras gerações.

Para baixar o livro de Egon Klein:

3 comentários:

  1. Gilberto Sebastião Lopes

    ResponderExcluir
  2. Olá amigão,

    No início dessa semana (18/02) te enviei alguns dados sobre este torneio que estive presente, mas que acabei não jogando em virtude de estar me afastando do xadrez naquela época. Chegasse a receber? Espero que contribua com essa parte da história de nosso xadrez gaúcho.

    Grande abraço

    Dayan

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!!! E o mais peculiar são os relógios. Muito legais, uns são bem antigos até. Legal mesmo.

    Marcelo Santos

    ResponderExcluir