segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Simultânea em São Luiz Gonzaga


Estive no dia 10 de novembro em São Luiz Gonzaga (terra de Jayme Caetano Braun onde meus avós paternos moraram e se conheceram em uma lejana década de 40!) realizando uma simultânea para os jogadores locais. O evento ocorreu durante a feira do livro da cidade e contou com a presença de 15 jogadores, escolares e adultos, que se revezaram nas 6 mesas disponíveis - alguns jogaram duas e até mesmo três vezes e tive a felicidade de vencer todas as partidas. O legal é que no decorrer da simultânea as famílias que estavam na feira do livro aos poucos foram se sentando nas cadeiras em frente do palco para assistir por curiosidade aquele evento de xadrez. 



Fui muito bem recebido pelo jogadores São Luizenses e tive um tratamento de primeira por parte do organizador Rafael Vieira.  Logo antes da simultânea, em uma roda informal no meio do palco, troquei muitas ideias a respeito de xadrez com os participantes. Eles demonstraram muito interesse em aprender mais do jogo e fizeram diversas perguntas que animaram a conversa, tornando esse encontro algo muito produtivo para todos ali presentes.

Além disso, no mesmo dia, mas na parte da manhã, foi realizado um torneio escolar que movimentou a garotada da cidade e arredores. Iniciativas como essas estão cada vez mais frequentes na região missioneira do Rio Grande do Sul. São Borja que fica a 107 km de São Luiz, também é outra cidade que tem jogadores se organizando para erguer o xadrez. O blogueiro e bom jogador Guilherme Moraes, o Guiga, vem já há algum tempo desenvolvendo iniciativas e projetos voltados ao xadrez escolar.

Só tenho a agradecer ao Rafael pelo convite e dizer que estou pronto para uma próxima camperiada dessas.

São Luiz Gonzaga, novembro 2012

"Eu me tapo de fumaça
E olho o tempo veterano
Entra ano e passa ano
Ele fica e a gente passa"
                            Jaime Caetano Braun





Um comentário:

  1. Que legal unir uma feira do livro com um evento de xadrez, porque, afinal de contas, xadrez é um jogo que envolve leitura. Legal também é que tu tiveste a oportunidade e disposição de ir lá pra fazer parte disso, porque gera um começo de integração entre a capital e as cidades do interior. Sem contar a troca de experiência e conhecimento entre os vivente, né?

    ResponderExcluir