quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Resgate Histórico - Crônicas do Dr. Ronald Câmara




Dr. Ronald Câmera, bi-campeão brasileiro nos anos 1960-61. Além de um forte jogador que muito contribuiu para o desenvolvimento do xadrez brasileiro e latino-americano, deixou uma vasta obra literária de muita qualidade relacionada ao nosso esporte. Suas crônicas publicadas num período de 10 anos (de 1979 a 1989) nos jornais ''O Povo'' e ''Diário do Nordeste'', retratam um período de glória do xadrez no mundo, como por exemplo, o surgimento, a ascensão  e a obtenção do título mundial do melhor jogador de xadrez de todos os tempos: Garry Kasparov. 

Vale lembrar que, a partir dos esforços do Dr. Antônio Fabiano Ferreira Filho, já tivemos ano passado o prazer de ter acesso em PDF à uma obra imprescindível para nós enxadristas brasileiros: O livro ''Peões na  Sétima'' também de Ronald Câmara. Agora, novamente pelo esforços do Dr. Fabiano e à generosidade da esposa do autor, Senhora Rita Câmara, teremos a oportunidade de revitalizar suas crônicas que serão publicadas aqui neste blog. 

Tive a tarefa de digitar e atualizar a notação das partidas para o sistema algébrico das versões scaneadas que foram me passadas - além de tranferir as análise do Dr. Câmara para um arquivo em PGN. 

No próximo post, será publicada a primeira crônica que escolhi: ''O ''enfant-terrible'' de Baku'', na qual em 1979 Dr. Ronald não poupa elogios ao ainda adolescente de 16 anos que a partir de meados da década de 80 iria assombrar o mundo por 15 anos consecutivos como campeão mundial. 

Tenho certeza, amigo leitor enxadrista, que teremos ótimos momentos de leitura. Apreciem sem moderação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário