domingo, 1 de abril de 2012

XI Torneio Internacional Cidade de Porto Alegre - 6º Lugar


Grande festa do xadrez gaúcho! 171 participantes e dentre eles o Grande Mestre Krikor Mekhitarian, o Mestre Internacional Dragan Stamenkovich e os Mestres Fide Luiz Ney Menna Barreto e Alfeu Bueno. Isso sem contar o multicampeão Paulo Sérgio, o bicampeão gaúcho Eduardo Munoa e o também bicampeão gaúcho Carlos Born (batatinha) que recentemente teve uma atuação espetacular no Torneio da Festa da Uva. Born surpreendeu a todos novamente ao vencer o GM Krikor, lembrando que em Caxias do Sul ele havia vencido o MI Dragan pela última rodada. Mas dessa vez Dragan levou a melhor ao ser campeão do torneio e Batata acabou ficando pra trás nas duas últimas rodadas ao empatar o MF Alfeu e perder para Charles Gauche e terminar o torneio com a 8ª colocação. Krikor acabou sendo o vice-campeão, empatado com 6 pontos até o 7º colocado, mas vencendo nos critérios de desempate.

 1ª rodada - podemos ver em Ziguezague Dr. Rogério Crespo na mesa 12, eu na 11, Arthur Patroclo na 10 e Paulo Sérgio na mesa 09.

O xadrez em geral sai muito vitorioso desse evento. Pudemos encontrar muitos amigos catarinenses e reencontrar outros amigos do interior que raramente tem uma oportunidade como essa de jogar um torneio na capital. Abraço especial para os pelotenses Anderson Donai e Arthur Patroclo, parceiros de empreitadas em prol do xadrez bonito. Patroclo venceu Luiz Ney Menna Barreto pela segunda vez consecutiva na 5ª rodada do torneio, demonstrando que é o calcanhar de Aquiles do Mestre Fide, pois é sabido ser tarefa muito árdua derrotá-lo - a primeira vez havia sido na final do circuito Oncosinos do Metrópole Xadrez Clube.

Além disso a participação do GM Krikor enriqueceu o torneio, tornando a sua importância relevante para o Brasil inteiro. Tive a oportunidade de conversar com Krikor e ele demonstrou ser uma pessoa muito receptiva e carismática - inclusive me comentou um pouco sobre dois de seus encontros contra o GM Fier.  Aproveitei, claro, para tirar uma foto ao lado dele.



Krikor me comentou também, para minha total alegria, que acessa de vez em quando este blog e viu a postagem sobre sua presença em Porto Alegre. Ele salientou que o interessante dessa partida contra o Diamant foi também que no dia teve rodada dupla no torneio e que pela manhã ele tinha defendido intensamente um final de bispos contra o Fier, mas teve que abondonar no lance 103, depois de ter cometido o erro da derrota no lance 97. Foi um dia de genuína maratona enxadrística para Krikor, que na época ainda era Mestre Internacional.


A minha participação no torneio foi muito boa. Competitivamente falando foi a melhor dos últimos tempos. Dentre os melhores jogadores, joguei apenas contra o campeão do torneio, mas venci partidas muito boas contra o Abrão Spritzer, que havia vencido o Eduardo Munoa na 3ª rodada e a mim em Caxias do Sul, e contra o experiente jogador Edson Soyaux.

Outro ponto interessante do torneio foi a presença do jornalista Luciano Potter da RBS - ele estava cobrindo o evento em nome do Patrola e entrevistou diversas pessoas durante a competição - desde os colegiais até os mestres, além de esse que vos fala. Se a matéria for de fato ao ar, será uma grande contribuição para a divulgação do xadrez entre a gurizada gaúcha.


É preciso parabenizar os organizadores pela excelência na condução do evento. Não houve nenhum contratempo e como foi salientado pelo Orguim durante a competição: "é muito raro um torneio com tanto número de inscritos conseguir não atrasar nem sequer na primeira rodada."

Mais informações e fotos:

Metrópole Xadrez Clube
Fotos IXC - facebook


7 comentários:

  1. E é assim que tem que ser, cada vez melhorando o nivel!
    Parabens pelo Blog Eider!!

    ResponderExcluir
  2. Apenas para ficar o registro amigo Eider. Ano passado na edição X do presente Torneio eu venci o Patroclo na 4ª rodada. Tenho anotado a bela posição em o deixei perdido. Bela colocação a tua neste ano. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Mestre!
    Obrigado pelo registro. Se puder me passa a posição pra gente comentar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Houve uma confusão sobre se era o XII ou o XI torneio internacional.
    Se não me engano no folder estava XII e depois fiquei sabendo lá no torneio mesmo que era o XI.

    Se alguém souber algo a respeito, sinta-se a vontade para esclarecer.

    =D

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Eider, por esse grande resultado. Não é fácil ficar em sexto num evento com tantos jogadores de bom nível.

    ResponderExcluir
  6. Cadê o Emparceiramento das rodadas e a Classificação Final desse belíssimo torneio?
    Um abraço!

    Victor Gabriel
    Manaus/AM

    ResponderExcluir
  7. olá, Victor!

    Está no blog do Metrópole Xadrez Clube.
    Mais precisamente neste link: http://www.ixc.com.br/mxc/resultmercado2012.pdf

    Abraço!

    ResponderExcluir