sábado, 24 de março de 2012

Simultânea e conversa com alunos da Escola Municipal Alberto Santos Dumond em Sapucaia do Sul



Nesse sábado, dia 24 de março, visitei a Escola Municipal Alberto Santos Dumond em Sapucaia do Sul. Lá tive o prazer de ver de perto o excelente trabalho que o Professor Fábio Vinícius faz nas aulas da disciplina de História e conheci diversos de seus alunos. Na ocasião, dei uma palestra e contei um pouco de minha história com o xadrez e os reflexos positivos que a aprendizagem desse jogo-arte-ciência trouxe como consequência para minha vida. 

Além disso, conversei com eles sobre alguns conceitos de abertura - principalmente sobre o domínio do centro que comparei com uma partida de futebol e o desenvolvimento das peças - ajudar as peças para elas te ajudarem. E ainda discutimos juntos alguns finais de partida bastante  instrutivos. A palestra foi muito boa de dar, pois os alunos, muito interessados, estavam ansiosos por aprender coisas novas, participaram e perguntou sempre que surgia alguma dúvida, saciando todas as suas curiosidades.


Resolvendo o exercício proposto no tabuleiro de xadrez magnético.

Depois de nossa conversa bastante produtiva, foi hora de colocar as mentes e as peças em ação. Joguei uma simultânea com eles que estavam ansiosos por mexerem as peças e colocar as novas idéias em prática. Demonstraram ser jogadores muito aguerridos e duros na queda. A foto ao lado é uma prova de que o xadrez vai muito além do simples ganhar ou perder.


Para encerrar gostaria de parabenizar o professor Fábio pela iniciativa de trabalhar com o xadrez com seus alunos e espalhar essa ideia pelas escolas do município de Sapucaia. Tenho certeza que o resultado desse encontro foi de bastante aprendizagem, tanto para os alunos e seus professores, como especialmente para mim. 

Algumas fotos mais:




Demais fotos: FACEBOOK

5 comentários:

  1. Parabéns pelo seu ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Eider! É muito gratificante ver essa gurizada ter a oportunidade de traçar um caminho semelhante - ou, esperamos, mais brilhante - que o nosso.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao professor Fábio que levou o projeto de xadrez para a escola pela interface da disciplina de História, demonstrando a interdisciplinaridade que o jogo possui e saindo um pouco da linha óbvia entre Xadrez e Matemática. E tu, Eider, parabéns pelo incentivo que tens dado para as escolas continuarem seus projetos de Xadrez Escolar. Beijo! Kétina Timboni

    ResponderExcluir
  4. Com a tua garra e competência tu vais ajudar muitos jovens.
    Sucesso sempre amigão..... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Depoimento do professor Fábio via FaceBook depois do primeiro torneio após meu encontro com seus alunos:

    "E aí Eider! Da uma olhada no meu álbum a gurizada foi bem nos jogos municipais de xadrez! o alexander ficou em 1º no juvenil, que é o mais difícil; A priscila em 2º no infantil, o daniel em 3º no infantil e a Thamires em 3º no Mirim, o rodrigo foi bem também ficou em 5º, só o matheus que não foi muito bem! tua ajuda naquele sábado foi boa!!"

    Valeu, Fábio! Fico muito feliz que eu possa ter ajudado.
    Abração!

    ResponderExcluir