sexta-feira, 2 de março de 2012

Judit Polgar massacrando na Festa da Uva.


Judit Polgar 2709 de ELO Fide e número 29 do mundo, depois de seu recesso para maternidade, voltou. E voltou em grande estilo. Pudemos acompanhar sua incrível perfomance ano passado na copa do mundo, quando ela foi capaz de eliminar de forma espetacular jogadores da elite do xadrez mundial como Movsesian, Karjakin e Leinier Dominguez, mas acabou sucumbindo diante do campeão russo Svidler. Para se ter uma noção da grande força de Judit, em seu match contra Lenier 2730 de ELO Fide e número 20 do mundo, ela começou perdendo de brancas, portanto, na partida seguinte de pretas somente a vitória interessava a ela. Judit nos brindou com essa bela partida, demonstrando técnica impecável de final para arrematar e igualar o placar:


Essa mesma moça que massacrou na copa do mundo 2011, está agora massacrando em Caxias do Sul. No mini-torneio disputado entre os Grandes Mestres Judit Polgar, Gilberto Milos, Henrique Mecking e Andrés Rodriguez, Judit conquistou o primeiro lugar, ficando com o dobro de pontos dos segundos colocados. Das seis partidas que ela disputou venceu 5 e perdeu apenas uma para Rodriguez. Hoje, 02 de Março, o match final entre o primeiro colacado e o segundo será disputado para definir o campeão. Gilberto Milos é que está no páreo - será que ele consegue repetir a façanha da última edição ao ter vencido Ivanchuk?

Estou viajando para jogar o torneio que já é clássico no calendário da Festa da Uva. Espero poder voltar com muita história e muita foto para poder divulgar aqui no blog. Lá teremos a oportunidade de ver em ação grandes jogadores como: GM Judit Polgar, GM Mequinho, GM Andrés Rodríguez, GM Diego Flores, GM Geovani Vescovi, GM Sandro Mareco, GM Gilberto Milos, GM José Cubas, GM Neuris Delgado, GM Felipe El Debs, GM Everaldo Matsuura, MI Dragan Stamenkovic, MI Robert Hungaski, MI Bernardo Rosseli.

Espero poder pegar algum deles no torneio.

Mais informações:

Vida em miniatura

Ray Charles para começar bem a viagem:


5 comentários:

  1. Muito legal vc postar os jogos aqui, tem mais algum da Polgar?
    Sobre este jogo (Dominguez Perez, Leinier vs. Polgar, Judit), desculpe a minha ignorância se eu estiver falando besteira, mas tava mais para empate do que pra "técnica impecável", me parece que Leinier perdeu no tempo, não foi ?

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. O final está tecnicamente ganho para a Judit, mas ela demorou um pouco até encontrar (se lembrar)o plano vencedor. No diagrama final, as brancas estão em zug, qualquer lance que fizerem perdem forçadamente. A ameaça imparável é 113. ... Tg1+ 114. Ra2 Bc4+ 115. Ra3 seguido de Ta1+ - lembrando que se a torre branca sai da horizontal o mate é com Ta6.

    Obrigado pelo comentário, Guilherme!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. partidassa Eider Murilo Curitiba!!

    ResponderExcluir
  4. Opa!!! Nessa a Judith enrolou direitinho nosso amigo Leinier. Pra mim estava empatado mesmo!

    ResponderExcluir
  5. O final é empatado. A Judit venceu no cansaço. Jogou até o Dominguez errar. O que não deixa de ser o correto: se não há possiblidade de perder, empurre peça que vai que... kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir