domingo, 11 de março de 2012

II Torneio de Verão Soeral - Campeão!


O xadrez Porto-alegrense estava precisando de um evento como esse. O torneio se deu de forma tranquila nessa ensolarada tarde de sábado na redenção e pelo esforço do organizador do torneio Eduardo Tolentino tudo acabou em um coquetel de encerrameto após a premiação. Eu fui o campeão do torneio com 4,5 seguido de Guilherme Teixeira em segundo lugar e Márcio Dornelles em terceiro. Eu nunca tinha visto tanta vida no xadrez da SOERAL - muitas pessoas jogando, se movimentando, conversando e nada tira o brilho das coisas que funcionaram da maneira que tem que ser, nem mesmo o fato de eu ter sido tratado na quarta rodada de maneira pouco educado (para dizer o mínimo) pelo meu adversário Nelson Filippon, pela razão de eu ter resistido e vencido a partida mesmo com peça a menos.

Telmo Meyer e Eduardo Tolentino (Cegonha) 
Idealizadores do torneio

Uma das melhores partidas foi contra o Comeli (que descobri que se chama Irineu) e mesmo assim não foi tão boa como pressupus. Já no 23º lance percebi que a partida estava se encaminhando para a estagnação total e que um empate seria rapidamente acordado se alguma coisa não acontecesse, como se tratava de um torneio amistoso resolvi forçar os acontecimentos com 23. d5, sacrificando um peão, mas abrindo linhas para minhas peças. Logo em seguida eu inverto os lances que tinha idealizado e jogo 25. Te1 ao invés de antes 25. Dd3. Nesse momento eu poderia ter entrado numa fria caso meu adversário respondesse com 25. ... Dc5, trocando as damas e aniquilando as minhas chances de ataque, mantendo o peão a mais. Mesmo meu adversário não tendo respondido da melhor forma. a partida ainda continua pela corda bamba, mas no final tive mais sorte e coube a mim cometer o penúltimo erro, deixando o último para o meu adversário.

 


No torneio houve um choque de gerações muito bonito, dificilmente visto em outros esportes, mas que o xadrez é capaz de nos proporcionar. O jogador mais velho Pedro Greff e o jogador mais novo Guilherme Declerque se enfrentaram pela 3ª rodada. Guilherme é um novo talento que está surgindo - trabalhei um pouco o xadrez dele nas férias e ele tem evoluido muito rapidamente pois tem uma capacidade de dedicação incrível. Guilherme terminou em 6º no torneio, perdendo para mim e para o Márcio Dornelles, mas vencendo um jogador muito duro - o uruguaio Milton Martinez.




 Na foto abaixo podemos percerber O A.N. Leonardo Pereira (de azul) e um dos melhores jogadores gaúchos Felipe Menna Barreto (de pé à direita observando). Não participaram, mas deram uma passada para prestigiar o torneio. Na partida estão jogando Guilherme Teixeira x João Carlos Orguim.




Abaixo vídeo com o ambiente ao ar livre do clube. Os jogadores todos concentrados em suas partidas.



Nesse vídeo aparece o final do jogo entre Jailton (Juninho) x Chico. Podemos ver que depois de g3 do branco o rei negro poderia ter penetrado em h3, ao invés disso as negras jogaram e5 e decretaram o empate.


No próximo vídeo podemos ver a análise após o final da partida entre o Uruguaio Milton Martinez e Leandro Castro. Muitos jogadores conversando e trocando opiniões. É muita utopia querer que o xadrez seja sempre assim? 


O próximo vídeo mostra o momento em que, durante a cerimônia de premiação, o Cegonha dá uma premiação especial para Telmo Mayer, pelo seu constante incentivo ao xadrez no clube. Para quem não sabe, o Telmo, em seu tempo, arbitrou muitos torneios importantes Brasil afora.



O coquetel encerrou com chave de ouro o torneio.




Mais informações:


7 comentários:

  1. Grande e Ilustre Eider Cruz... Campeão do II Torneio de Verão de Xadrez SOERAL... Primeiramente muito obrigado por sua participação no torneio e todo o seu apoio no preparativo e também pós-torneio! Parabéns também por seu ótimo desempenho no torneio!!! Muito obrigado por essa sua cobertura do torneio também... O projeto de levantar a SOERAL não é apenas meu e sim de todos os enxadristas Gaúchos para que se possa ter um local livre e ao céu aberto! Para que se possa praticar o Xadrez com muitas gerações de pessoas e culturas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eider, massa a partida. É osso enfrentar semi-tarrasch.
    Abraços, Otto do JUBS.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo Eider por mais um triunfo. Fico muito satisfeito pelo teu jogo evoluir geometricamente. Nunca me esqueço de um episódio, onde algumas pessoas riram quando eu afirmei que em tu serias um dos jogadores mais fortes do RS e futuro campeão estadual. Detalhe: alguns desses estavam jogando o Torneio, huashuashuas.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Eider! A hora que tiveres um tempo posta a partida da final pra gente acompanhar as análises.
    Gde abs.

    ResponderExcluir
  5. Brilhante vitória!
    Eider meus parabéns1
    Ainda bem que eu só perdi pra ti e para aquele nesse Torneio!
    Realmente, eu não pensava que ficaria entre os 10 melhores! hehe!
    Você não perdeu a classe na discussão com o Fillipon! Parabéns pra ti!
    Abraço1

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post e pelo título. Foi sem dúvida uma bela iniciativa da SOERAL, está de parabéns o Eduardo. Como sugestão acho que seria interessante reduzir o tempo para 21 min em função da duração total do torneio.

    Marcio

    ResponderExcluir
  7. PARABENS AO CEGONHA PELA ORGANIZAÇAO DO TORNEIO>ACHEI A ORGANIZAÇAO PERFEITA ASSIM DA VONTADE DE PARTICIPAR >AO AMIGO CEGONHA CONTE COMIGO SE FOR NECESSARIO .

    ResponderExcluir