quarta-feira, 25 de maio de 2011

V Cultura Open – Parte II – O Torneio

Resolvi fazer o primeiro post sobre o match dos campeões porque esse era de fato o mais surpreendente e inovador aspecto dessa V edição. A qualidade do ambiente, da organização e da arbitragem do torneio da Livraria Cultura já não é mais nenhuma novidade. Aliás, essas louváveis características estão sendo uma constante em todos os torneios que tenho jogado ultimamente. O jogo de cavalheiros tem realmente sido de cavalheiros e não vejo mais discussões intermináveis no congresso técnico como eu, quando piá, era acostumado a acompanhar em quase todos os torneios que participava sem entender nada. Os problemas (inevitáveis) que surgem, os árbitros estão conseguindo resolver sem maiores problemas. Méritos do Leonardo Pereira, do Marcelo Konrath e do Orguim, árbitros que mais trabalham - pelo menos na região metropolitana.



O destaque na minha opinião foi o vice-campeão André Gazola que vem despontando sempre nas primeiras colocações e vem jogando um xadrez muito bem trabalhado. Uma pena que eu não pude acompanhar os jogos decisivos – gostaria muito de ter visto o desenrolar da partida do Gazola contra o Guilherme Genro e do Felipe contra o Munoa que devem ter sido embates muito duros.


André Gazola x Guilherme Genro

Felipe Menna Barreto x Eduardo Munoa

Outro fator positivo que eu gostaria de apontar é que eu tenho a impressão de que o nível técnico dos torneios tem aumentado. Muitos jogadores vêm surpreendendo, como é o caso do Dayan que surrou impiedosamente a mim nesse torneio e ao Munoa em Novo Hamburgo (em breve post sobre esse evento). Em um torneio com Felipe Menna Barreto, Eduardo Munoa, André Gazola, Guilherme Genro, Rodrigo Bruscato, André Shwartz, Dayan, é preciso suar muito a camiseta pra se destacar. Esse quadro ficaria ainda mais bonito se outros jogadores, conhecidos pelas suas forças, saíssem de suas tocas e jogassem os torneios que estão cada vez mais frequentes.

Meu desempenho no torneio foi prejudicado por duas derrotas que me deixaram longe da luta pelas primeiras colocações. A primeira derrota foi contra o Guilherme Genro que me acertou novamente um tático desconcertante. Cometi dois erros gravíssimos em sequência, depois de ter saído muito bem da abertura e levado com tranquilidade meus planos até os desastrosos Bxf6 (não vi que retomava de dama) e Bh3. Essa foi a partida que me causou a impressão mais forte dentre todas as do torneio, por essa razão deixo ela reproduzida logo abaixo:

Contra o Dayan eu fui dominado do início ao fim. Depois do sacrifício de peça em b5 de meu adversário, eu deveria ter jogado Dc6, ao invés de Db8, mantendo o cavalo protegido e então cairia o peão de “a” branco, dessa forma minhas chances aumentariam consideravelmente. Com Db8 eu entro já num final muito difícil pra mim – ainda tentei abrir a posição do rei do meu adversário para tentar explorar a exposição do seu monarca, mas Cb3 segura tudo e o Dayan conduziu com segurança a partida até a vitória.


Mais uma vez parabenizo os organizadores do evento, em especial o Leonardo Terra que trabalha muito para que o Cultura Open seja sempre esse sucesso.

Mais informações e fotos:

Xadrez Gaúcho

Blog do IXC

-------

Eider Cruz x Rafael Santos - I Cultura Open

Cultura Open III, IV



4 comentários:

  1. Realmente fui destaque! Como um capivara desses fica em segundo lugar num torneio forte assim?! hehehehe

    O Daian melhorou muito mesmo nos últimos tempos, enfrentei ele ainda no início de 2010 e ganhei sem grandes problemas, mas agora o bicho pega! É bom ver todo mundo melhorando junto.

    Em Gazola x Genro as pretas tentaram ir pra cima numa posição que é praticamente forçado jogar posicionalmente e acabaram cometendo um erro fatal. Foi assim:

    [Event "V Cultura Open"]
    [Date "2011.05.22"]
    [Round "?"]
    [White "Gazola, André"]
    [Black "Genro, Guilherme"]
    [Result "1-0"]
    [ECO "B44"]

    1. e4 c5 2. Nf3 e6 3. d4 cxd4 4. Nxd4 Nc6 5. Nb5 d6 6. c4 Nf6 7. N5c3 Be7 8.
    Be2 O-O 9. Be3 a6 10. O-O b6 11. Na3 Bb7 12. f3 Nd7 13. Qd2 Nc5 14. Rfd1 f5 15.
    exf5 Rxf5 16. Nc2 Bf8 17. b4 Nd7 18. Ne4 d5 19. Ng3 Re5 20. Bf4 Qh4 21. Bxe5
    Ncxe5 22. cxd5 Bxd5 23. Ne3 Bb7 24. Qd4 Qh6 25. f4 Bd6 26. Qxd6 Qxf4 27. Qd4
    Qf6 28. Nc4 Rf8 29. Nxe5 Nxe5 30. Rac1 Bd5 31. a3 Qg5 32. Rf1 Rd8 33. Qf4 1-0

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma partida bem má jogada pelo preto e conduzida tranquilamente pelas brancas. Quem quiser reproduzir a partida pode clicar nesse link http://www.chessvideos.tv/chess-game-replayer.php?id=45233

    Valeu, Gazola!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Como vcs decoram as partidas?
    Ou vcs anotam?

    ResponderExcluir
  4. Diego,

    normalmente eu decoro as partidas mais interessantes jogadas por mim nos torneios... e tem partidas que ficam na cabeça por um looongo tempo hehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir