domingo, 28 de novembro de 2010

I Torneio Aberto DC Shopping de xadrez - 5º lugar


Uma sobrevida para o xadrez no Rio Grande do Sul. Mais um grande torneio foi realizado nesse sábado em Porto Alegre e contou com a presença de 49 enxadristas de várias cidades gaúchas. Ainda pela frente temos esse ano o Campeonato Aberto e o Torneio Natalino Relâmpago do MXC, o Torneio Aberto de Natal do Grêmio Náutico União e o II Torneio Aberto da Cidade de Dois Irmãos. Um fim de ano agitado em solo gaúcho.

No DC Navegantes tivemos uma grande surpresa. O campeão do torneio não foi Eduardo Munoa, Felipe Menna Barreto, MF Luiz Ney e nem mesmo o temível Ivan Boere, como muitos poderiam supor, mas sim o enxadrista de Santa Maria Guilherme Genro (1920 CBX).


Guilherme Genro - Campeão do Torneio e Vinicius Eltz

Guilherme empatou na última rodada com Luiz Ney, garantindo o título depois de ter vencido Boere, Munoa e a mim na terceira rodada numa partida, diga-se por passagem, lastimável. Jogamos uma Benoni na qual eu, jogando de brancas, garanti uma boa vantagem desde os primeiros lances da abertura e após um ataque equivocado por parte do meu adversário minha vantagem ficou decisiva. No entanto, no final da partida, quando já estava esperando que meu adversário se rendesse, acabei levando um golpe daqueles que a tempos não tomava. A posição era mais ou menos essa:
Eider Cruz x Guilherme Genro

Nessa posição eu joguei o infeliz 1. Ta3??? quando o simples Cd2 segurava toda a ala do rei e a vitória não tardaria a chegar. O golpe que levei foi bonito 1. ... Dxf3+ que leva mate forçado pela ameaça de Tb1+. Nessa hora me senti como Nakamura nesse vídeo que de tão trágico chega a ser cômico:




Antes dessa partida havia vencido o Jairo Luz na primeira rodada e na segunda, numa partida que sofri um trauma similar ao da partida jogada contra o Guilherme, venci o Abrão Spritzer. Na quarta rodada ainda meio abalado pela derrota anterior, enfrentei Leandro Castro, uma das melhores amizades conquistadas nesses anos de xadrez. Nossa partida foi boa, Leandro sacrificou duas peças pela torre e obteve um bom ataque como compensação, mas depois que o ataque foi segurado, consegui vencer a partida graças a vantagem material.

Na quinta rodada venci Vinicius Eltz e na sexta venci Márcio Camargo que no torneio mesmo me conseguiu o Livro do Bronstein sobre o torneio de candidatos de 1953. Um dos livros mais elogiados na história da literatura enxadrística.


Na última e decisiva rodada enfrentei de brancas Felipe Menna Barreto numa Índia de Dama. A partida ia tranquila até o Felipe resolver complicar as coisas com um d5 e após algumas trocas forçadas, entramos num final de torre em que o Felipe, bem ao estilo Capablanca dessa vez, conserva uma pequena vantagem e como num passe de mágica ganha forçadamente um peão e eu tive que lutar desesperadamente pelo empate. Fui vitorioso nessa tarefa porque o peão que o Felipe tinha a mais era o da torre e na ala do rei tínhamos 3 contra 3. Felizmente minha torre estava muito bem colocada por trás do peão passado, garantindo o empate que a essas alturas já era sustentado pelos séculos de teoria. Mesmo assim não foi nada fácil, pois eu tinha apenas 1min e meio no relógio e o felipe contava com 12, então as chances de eu cometer algum erro ali eram bastante grandes, mas pude jogar rápido e bem e assim conservar o empate.

Felipe Menna Barreto e Eider Cruz

Com 5,5 pontos em 7 possíveis fiquei em 5º lugar no torneio, empatado em pontos com Felipe e Luiz Ney. Tirando a tragédia da terceira rodada, o torneio para mim foi excelente em todos os quesitos. Organização, espaço e cumprimento dos horários estipulados pelo folder. Parabéns aos organizadores e idealizadores do evento!

Para finalizar, foto com todos os premiados:




Informações completas e fotos!

That's all Folks!

3 comentários:

  1. E ai amigo Eider.Realmente a tua partida com o Guilherme foi uma lástima mas essas coisas acontecem. Claro que percebi que estavas abalado e ai resolvi dar uma de Mikhail Tal na nossa partida, só tem um probleminha, não sou ele,huashuas. abração
    Leandro Castro

    ResponderExcluir
  2. Amigo Eider, a Torre em a1 nao segura o xeque em Tb1 no diagrama mostrado acima?

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro! Sim, vi bem que tu facilitou bem a partida pra mim, tentando me dar mate a qualquer custo.. hehehe

    e quanto a torre de a1, segura sim se eu não a tivesse tirado para Ta3 com a idéia de defender f3. =/

    ResponderExcluir