quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Torneio Aberto Cidade de Dois Irmãos - Campeão!

Realizou-se no dia 13 de novembro o Torneio aberto cidade de Dois Irmãos. Acabei saindo campeão com 4,5 em 5, empatado em todos os critérios com Eduardo Munoa. É importante salientar a presença no torneio da gurizada - do sub 10 ao sub 18 - provinda de várias escolas da região, o que dá ainda esperança de um bom futuro para o xadrez gaúcho. Um exemplo é o jogador de apenas 8 anos de idade, José Pedro Costa Curta que já vem a um bom tempo acumulando títulos na sua categoria. Eu joguei com ele na primeira rodada e não foi nada fácil. O guri é cheio de idéias.

José Pedro Costa Curta x Eider Cruz
Dois Irmãos, 2010

Na segunda rodada enfrentei o enxadrista de Dois Irmãos Maikon Diel e na terceira enfrentei o amigo Natan numa partida muito curiosa, em que, embora eu tivesse vantagem no centro de peões, o meu rei se encontava desconfortável no centro. Mas mediante algumas trocas consegui aliviar a tensão e meu adversário abandonou antes que eu realizasse a vantagem.


Nessa posição eu joguei 1. ... Txe3 e após 2. Txe3 Db6 seguido de 3. ... Bc5 entrando num final com grande vantagem.

Na quarta rodada joguei com João Carlos Orguim, o árbitro oficial dos eventos muito bem organizados do Metrópole Xadrez Clube. Joguei uma Catalã e pude aproveitar bem a vantagem em espaço na ala da dama. Na quinta rodada joguei com Eduardo Munoa e após um meio jogo conturbado pra mim pela vantagem do par de bispos do meu adversário e um mate em 1 que ele deixou passar (o que é muito raro acontecer!) consegui segurar o empate no final. Acredito que a posição mais crítica da partida tenha sido essa:


Nessa posição meu adversário resolveu sacrificar um peão para abrir linhas para seus bispos com 1. e4 fxe4 2. fxe4 Cxe4 agora é interessante a variante 3. Bd5 Cxd2 4. Txe7 Cxb3 5. Bxb3 com boa vantagem pro branco. Munoa escolheu jogar 3. Bf4 e após Cdf6 as pretas continuam em maus lençóis, mas com chances de oferecer maior resistência.

Eduardo Munoa x Eider Cruz
Dois Irmãos, 2010


Maiores informações, resultados e muitas fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário