quarta-feira, 1 de setembro de 2010

6º lugar - IV cultura Open

Com o atraso de algumas semanas, finalmente consegui me organizar para postar sobre mais um grande evento de xadrez promovido pela Livraria Cultura. O Torneio contou com a participação de 70 jogadores, dentre eles competidores deficientes visuais com os quais a ONG Vemos com as mãos desenvolve um trabalho espetacular. Esse trabalho foi apresentado aos enxadristas numa palestra oferecida para o público geral no auditório da Livraria Cultura.


A minha participação no torneio na minha avaliação foi mediana. Já na primeira rodada empatei com o enxadrista André Schwartz que eu até então não conhecia, mas que fui avisado antes da partida que era muito forte na época em que jogava torneios ativamente.

Eider Cruz x André Schwartz
Ao fundo, o campeão do Torneio Vitor Hugo Ferreira de pretas x Leonardo Pereira


Jogamos uma Holandesa muito interessante na qual eu me senti muito bem a maior parte do tempo por acreditar que minha vantagem em espaço na ala da dama logo me daria bons fruto. No entanto, acabei simplificando demais e entramos num final final bastante complicado. Num dado momento chegamos a seguinte posição:

Jogam as brancas.

Embora eu já tenha perdido bastante da vantagem que outrora acredito que tivesse, nessa posição ainda tinha grandes esperanças de sair com a vitória na partida. A manobra que executei a partir do Diagrama acima foi 1. Dd8+ Rg7 2. Dg5+ Dg6 3. Dxg6+ Rxg6 4. e4 b6 e as brancas ficam com um peão de vantagem que ao fim acabou não sendo suficiente para vitória, visto que o cavalo é uma peça muito ativa nesse final e o Rei negro está muito bem centralizado. Ainda tive que pelear inclusive para não perder a partida, devido a maioria negra de peões na ala da dama.

Depois desse empate, perdi contra o Eduardo Munoa e empatei numa partida conturbada contra o Karoly. Venci as outras 4 partidas, totalizando 5 pontos em 7 e terminando o torneio em sexto lugar. Para o xadrez que eu apresentei, está de bom tamanho.

Nas três primeiras posições ficaram, Vitor Hugo, Caio Eduardo e Eduardo Munoa. Os três com os mesmos seis pontos.

Maiores informações:



Minha próxima parada agora é nesse sábado dia 04/09 nos Jogos Universitários Gaúchos no qual eu vou ser um dos representantes da equipe da UFRGS no xadrez.

E, no próximo final de semana, a primeira etapa de mais um grande circuito organizado pelo Metrópole Xadrez Clube, dessa vez valendo rating CBX. Vamo que vamo!

Um comentário: