O resultado novamente não foi o esperado, mas pelo menos dessa vez consegui jogar boas partidas. O torneio masculino contou com a presença de 7 jogadores: 3 da UFRGS, 2 da UPF, 1 da UCS e 1 da ULBRA. O sistema do torneio foi o todos contra todos, somente ida. O campeão pela segunda vez consecutiva foi o enxadrista da UPF Rodrigo Borges (2203) e em segundo o enxadrista da UCS André Gazzola. Minhas derrotas ocorreram exatamente para esse dois jogadores. No feminino a Campeã foi a enxadrista da UNISC Mitiele Majewski, seguida da enxadrista da UFRGS Kétina Timboni em segundo e Gabriela Rizzon também da UFRGS em terceiro.
Nessa partida eu joguei numa posição restringida o tempo todo, sempre na ânsia de me libertar. Nesse momento em que a partida se dirigia ao seu final, cometi um erro crucial que me levou rapidamente à derrota. Muito graças a essa minha ansiedade pela liberdade e também ao tempo no relógio que começava a ficar escasso. O lance que joguei foi b5?? e após Cd6 as negras ficam com uma posição ainda mais desesperadora. No entanto, na posição acima mostrada, Cf6 parece ser uma possibilidade melhor para as negras.
Rodrigo Borges x Eider Cruz
Se eu vencesse essa partida, ficaríamos eu, Gazzola e Borges com os mesmo 5 pontos. Infelizmente não foi o que aconteceu. Apesar de nessa posição eu contar com boa vantagem, após 1. b3 Cb2 2. Ce4 Cxd1 3. Txd1 b4 4. g5. No entanto, as coisas não estão assim tão fáceis ainda e é necessário parar o contra-ataque branco na ala do rei. Acabei desarticulando minhas peças com lances tais como Cb6. Rodrigo Borges aproveitou muito bem a oportunidade e o ataque acabou por ser irresistível.
No final das contas a equipe da UFRGS se sagrou campeã mais uma vez por ter somado maior número de pontos e levamos o caneco pra casa.
Mais informações:
Xadrez Gaúcho
Só um detalhe: no diagrama da nossa partida, o rei branco estava em g2 nesse momento, não g1.
ResponderExcluirMas o computador diz que Cf6 ainda assim é possível, com igualdade.
;)
ah é mesmo...
ResponderExcluirValeu, Gazola!
Vou arrumar.
Abraço
vamo, vamo ufrgs. como diria barreto.
ResponderExcluir