domingo, 2 de dezembro de 2012

V Aberto DC Shopping - Campeão!

Não poderia deixar passar em branco esse torneio aqui no blog. Afinal de contas eu venho postando sobre esse clássico torneio porto-alegrense desde sua primeira edição em novembro de 2010 (como o tempo passa!). E esse torneio, como se pode supor, foi para mim o mais especial - depois de nas quatro primeiras edições eu ter pontuado 5,5 dos 7 possíveis,  nessa eu fiz 6 pontos e saí campeão pela primeira vez. 

O torneio ocorreu sábado passado, dia 24 de novembro. Nessa edição participaram 60 jogadores vindos das cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão e Bagé (terra de meu avô materno!). Ou seja, a região metropolitana compareceu em peso e a região interiorana foi muito bem representada pelos guerreiro pampeanos de Bagé. 

Em segundo lugar no torneio ficou Felipe Menna Barreto e em terceiro ficou Rodolfo Perondi, jogador que vem, embora com certa irregularidade, surpreendendo bastante nos últimos torneios. Depois de Barreto e Perondi vêm em quarto Antônio Rogério Crespo e em quinto Vinícius Budde (o primeiro amigo que anos atrás parou comigo diante de um tabuleiro e me ensinou com muita boa vontade alguma coisa de xadrez). 

Eduardo Munoa x Eider Cruz - novembro 2012

Minhas partidas mais importantes foram contra o Eduardo Munoa e o Felipe Menna Barreto. Enfrentei o Munoa na primeira rodada. Fato raro, mas que aconteceu por eu ainda não ter meu rating FIDE de xadrez rápido. No entanto, acho que poderia ter sido usado meu FIDE pensado ou mesmo meu FIDE blitz como segunda opção - dessa forma eu não ficaria tão embaixo na tabela de entrada do torneio, evitando assim um encontro decisivo desses já na primeira rodada. Não sei se essa minha ideia é possível, mas com certeza é algo a ser pensado. (Assunto melhor abordado nos comentários.)

Abaixo minha partida contra o Munoa. No último lance da partida ele entregou cavalo ao jogar 40.Cg7, mas, mesmo não tendo cometido esse erro, a situação dele já era crítica.


Contra o Felipe joguei na penúltima rodada. Como na partida contra o Munoa, gostei muito de como minhas peças jogaram ativamente inibindo os planos do meu adversário.


No mais, só tenho a agradecer a todos que torcem por mim e que estão do meu lado sempre: na vitória e na derrota. Estou muito feliz por, depois de tanto tempo me dedicando e tentando, ter sido campeão desse torneio, vencendo dois campeões gaúchos muito fortes. Por fim, parabéns aos organizadores pela competência de realizar a cada edição um torneio melhor.  

Foto com todos os premiados:

Porto Alegre, novembro de 2012

Mais informações e fotos:

It's a long way...




23 comentários:

  1. Grande Eider! Mais que merecido! Só estás colhendo o que plantou! A base da vitória, é o esforço e a dedicação!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eider Cruz!
    Sobre o uso do rating: não é possível usar outro rating que não seja aquele pertinente à modalidade do torneio. E se eu fizesse a tua sugestão, usasse para ti outro rating para aliviar os prematuros confrontos fortes, eu teria de usar ratings alternativos para todos os demais que, por não terem rating rápido consistente, estariam na mesma situação que tu e, da minha parte, teriam direito ao mesmo tratamento dispensado.
    Parabéns pelo título!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo reproduzo minha conversa com Marcelo Konrath pelo FaceBook.

      Eider Cruz: É que no ranking de entrada dos torneios normalmente (pelo que me consta) ao lado do Elo internacional é adcionado o Elo nacional. Não daria pra adcionar os dois de todos os participantes? Entendo que não existe Elo nacional de xadrez rápido. Talvez esse seja o impeditivo.
      Segunda às 09:52 · Curtir

      AN Marcelo Konrath: Sim, correto, Eider Cruz, eu coloco os dois ratings (FIDE e CBX) de todos os participantes, pesquiso um por um muitas vezes. Repare na classificação final: http://xadrezgaucho.wikispaces.com/2012-VTorneioDCShopping-POA ...está lá os ratings dos que possuem um ou ambos.
      Mas amigo, repare, existe sim o rating CBX de Xadrez Rápido. Ele está na coluna ao lado do rating pensado, no arquivo excel disponível do site da entidade.

      Xadrez Gaúcho - 2012-VTorneioDCShopping-POA
      xadrezgaucho.wikispaces.com
      Segunda às 19:47 · Curtir · 1

      Eider Cruz: Ahhh! entendi. Eu tb não tenho rating CBX de xadrez rápido. Desculpa a ignorância, Marcelo, mas isso é algo novo acredito que não só para mim, mas para todos os enxadristas. Obrigado pela atenção. Abraço!
      alguns segundos atrás · Curtir

      Excluir
  3. Eider como tu viaja ,pra começar tu numa entrevista que deu não assumiu q a simultânea dada em porto alegre foi pelo Vescovi..e não pelo Kasparov ,o minimo q se exige de quem pratica a nobre arte é sinceridade em todos os sentidos ,e parece muito claro a todos que tens um serio problema de administrar o seu Ego,como sempre bem inflado,ao ponto de elogiar só as partidas que ganhas,ao perder deixa claro que foi demérito seu,pois não é comum em voce fazer elogios,seu Ego inflado não o permite .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A simultânea foi dada pelo Vescovi e pelo Kasparov.
      No meu blog publico o que e quando eu quiser e puder.
      O meu ego vai muito bem, obrigado.
      Para demais ataques pessoais: eider_tiago@hotmail.com ou procure um terapeuta.

      Excluir
    2. Dá-lhe Eider! Com este infeliz comentário anônimo, o vetor no teu eixo cartesiano somente aumentou na proporção inversa de quem tentou te desestabilizar.Parabéns pela tua ascensão enxadrística que demonstra maturidade, esforço, dedicação e dignidade.

      Excluir
  4. Parabéns pela vitória, Eider! Te acompanho desde o início, na tua volta aos tabuleiros e sempre foste essa pessoa simples. Sei que não será diferente daqui pra frente. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Um último detalhe, amigo, tu tens sim rating rápido CBX, ele é 1800. O valor inicial. Com total certeza não reflete a força do Xadrez do amigo, mas por enquanto este é o valor dele... Obrigado pela conversa sobre o assunto, pois tens razão, deve ser dúvida de muitos jogadores isso. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eider, antes de mais nada, parabéns pelo post que, mais uma vez, vem em alto nível assim como todos os outros. Mereceste esta vitória, e fico feliz de ter feito parte da "escada" para que chegasse lá, kkkk.. Brincadeira meu velho, grande abraço e sucesso na final do Gaúcho!

    E.Pimenta

    ResponderExcluir
  7. Parabens Eider!

    com certeza vc est´s entre os Top 5 do RS em atividade!

    Abraço

    Israel

    ResponderExcluir
  8. Parabens Eider,

    Com certeza voce deve está entre os Top 5 em atividade no RS!

    Abraço

    Israel

    ResponderExcluir
  9. Grande Eider! Parabéns pelas excelentes partidas e merecido título.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Eider imagino a tua insatisfaçao entre tantos elogios receber uma critica como aquela feita pelo anonimo,mas é isso ai meu velho,nem só de elogios vivemos.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que o oposto de elogio seria a crítica, mas não ofensas pessoais. Nem sempre de elogios vivemos, mas não é possível aceitar ofensas. É crime dentro do código penal brasileiro, no que diz respeito dos crimes contra honra.

    ResponderExcluir
  12. Outra coisa que é preciso ser dita é que o que está em xeque nesse blog é o trabalho do Eider. Qualquer questão pessoal deve ser tratada fora desse âmbito. Não é à toa que o autor recomenda o Anônimo uma sessão de terapia, pois, afinal de contas, o que não gostamos no outro podemos encontrar o nossso real desejo ou aquilo que não queremos ver em nós. Vamos aprender a separar as coisas, para o bem de todos.

    ResponderExcluir
  13. Eu fico bastante feliz em saber que temos pessoas como você. Humildes que sabem o seu lugar e vem despontando. Isso é raridade, amigo. Raridade, e você sabe que existem muitas pessoas que aguçam o seu ego e "acham" que jogam mais. Você comprova a cada dia que nasceu pra isso, tens talento e vai longe. Espero caminhar ao seu lado, e evoluir, não muito mas aprender bastante com o teu jogo.
    Parabéns e abraço! Budde.

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Budde! Estamos juntos nessa caminhada. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá Eider, me chamo Lucas e jogo xadrez apenas como um hobby, porém, gostaria de expandir esse hobby e começar a freqüentar torneios e afins. Eu vi as suas partidas, foram muito boas e bem abertas, mas gostaria de te sugerir uma jogada na segunda partida, contra o Felipe. Ao invés de 9...Be6, acho que podias ter jogado e5 direto, abrindo fugazmente o teu campo e ameaçando e4 pra assustar o cavalo em f3. Caso ele jogasse 10.dxc5 ou 10.dxe5, acredito que em ambas ocasiões terias boas oportunidades de jogo, além do teu campo estar bem mais aberto que o dele (o bispo de casas negras está trancado pras brancas). Único problema dessa jogada seria a questão de entregar a iniciativa, mas acho que isso não seria um grande empecilho pra ti.

    Cara, outra coisa... se tu tiveres facebook, me adiciona lá, meu nome lá é Lucas Arigunstafari e eu queria te pedir umsa dicas de como entrar no mundo dos torneios de xadrez, coisas sobre custos, materiais básicos, etc. Tu joga muito, e tem uma experiência muito massa pelo que vi aqui. Seguindo seu blog já. :D

    Abração!

    ResponderExcluir
  16. Baita partida com o Munoa!!! Acho que do 28 lance em diante, a partida era 70% tua. Parabéns campeão!! Esse ano voltou aos estudos e aos torneios. Abraço cara!

    Marcelo Santos
    marcelo.d.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. O Felipe M. Barreto jogou muito pouco nessa partida, já vi jogos dele e esse nem parecia ele. Não tirando teu mérito pela vitória, pois soube aproveitar os erros (grandes) do adversário. Cada dia aprendi mais bom partidas de grandes como vocês. Parabéns!!

    Marcelo Santos
    marcelo.d.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Não desmerecendo sua partida contra o Felipe, mas ja vi capivaras no metropole jogando melhor.
    Quanto a sua partida contra o munoa, linda !!!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado a todos que comentaram e me parabenizaram! Foi com certeza um torneio muito especial para mim.
    Seguimos na luta!

    Abraços!

    ResponderExcluir