terça-feira, 15 de maio de 2012

IV Aberto DC Shopping - 4º Lugar



E lá se foi mais uma belíssima edição do Aberto DC Shopping. Claro que é gritante a falta de torneios pensados no Rio Grande do Sul, mas isso parece estar sendo uma tendência no Brasil inteiro. Torneios rápidos  são mais fáceis de organizar, não demanda demasiada preocupação com logística e, por ser realizado em um só dia, parece inclusive que chama mais atenção dos enxadristas. No entanto, na recente história do xadrez gaúcho, já tivemos casos muito bem sucedidos de torneios pensados, com a presença em massa dos enxadristas. É o caso do Circuito Metropolitano de Xadrez Clássico em 2008 em que, para o entusiasmo de todos, o PGN de todas as partidas era publicado. Esse material todo encontra-se no site Xadrez Gaúcho.

Voltando para o presente, tivemos como campeão do torneio em questão com 6,5 pontos dos 7 possíveis o enxadrista Bi-campeão gaúcho Eduardo Munoa. Mais uma vez ele demonstrou seu fortíssimo jogo e sua sorte de campeão que o faz ser um dos melhores jogadores nascidos em solo gaúcho. Em sua partida contra o jogador de Pelotas Anderson Donay, Munoa escapou de uma derrota que parecia 99% garantida.  Donay superou seu adversário num final de torres de forma brilhante e soube controlar bem o seu tempo. A posição, apesar do peão a mais para Anderson, estava teoricamente empatada, mas Munoa com com apenas 15s, tinha que provar o por que da teoria. Foi então que ele parou o relógio e chamou o árbitro Marcelo Konrath, exigindo o empate - Marcelo mandou o jogo seguir e no lance seguinte Anderson Donay pendurou sua torre e Munoa conseguiu converter a posição em menos de 13s. 

Em compensação em sua partida contra o Felipe Menna Barreto, ele puniu os erros de seu adversário com um ataque de mate ainda no meio jogo. Munoa me mandou a partida com alguns de seus comentários e logo abaixo deles é possível reproduzir a partida.

Eduardo Munoa x Felipe Menna Barreto

font-size: 14px; line-height: 18px;">1. d4 Cf6 2. c4 e6 3. Cc3 d5 4. Cf3 Be7 5. Bf4 O-O 6. e3 Cbd7 (teórico é 6...c5) 7. Dc2 c6 (achei passivo essa combinação de Cbd7 com c6) 8.O-O-O! b6 9. h4! (a chave de minhas idéias) Bb7 10. e4 dxe4 11. Cxe4 Cxe4 12. Dxe4 Cf6 13. Dc2 Dc8 14.Cg5

"Era necessário 14. ... Td8." Munoa

14. ... c5?? (lance perdedor era necessário 14...Td8) 15. d5 exd5 16. cxd5 Dg4? 17. g3! Tfd8 18. f3! (a dama está quase sem casa) Dd7 19. d6 h6 20. Bc4! hxg5 21. hxg5!Bxf3 22. gxf6 Bxh1 23. Txh1 e as pretas abandonam não há como defender o mate  font-size: 14px; line-height: 18px; text-align: -webkit-auto;">1-0


--

Em segundo lugar ficou o MF Luiz Ney Menna Barreto com 6 pontos e em terceiro Felipe Menna Barreto com 5,5, seguido por mim também com 5,5. Claro que entre professor e aluno não teve muito luta (Luiz Ney x Munoa), nem muito menos entre pai e filho (Luiz Ney x Felipe), mas pelo menos na partida acima citada tivemos muitos motivos de nos orgulhar da luta realizada.

Eu fiz um torneio perfeito para o pessoal de cima. Com meus dois empates nas primeiras rodadas e outro no meio do torneio não peguei nenhum dos 3 melhores jogadores e com um torneio bastante ameno terminei em 4º lugar com 5,5 pela 4º vez consecutiva nos torneios do DC Shopping.  Uma das minha melhores partidas foi jogada contra o jogador de Campo Bom Iuri Pasini pela última rodada:


Quem surpreendeu a todos foi o jogador de Alvorada Elisandro Pimenta que, ao receber seu prêmio de 5º lugar, deixou bem claro que esse havia sido o melhor torneio de sua vida.  Vejamos a maneira que ele conseguiu articular seu ataque contra Serra Azul numa das mais importantes rodadas do torneio para ele. 



Parabéns aos organizadores e a todos os jogadores que participaram desse torneio. 
Nos vemos em breve novamente.

Porto Alegre, Maio de 2012

Mais informações sobre o torneio e demais fotos:


8 comentários:

  1. Foi um Torneio muito legal!!!!
    Bah eu quase q ganho do Orguim!hehehe!!
    Parabéns Eider por mais uma vitória!!!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eider... Tu lembra como estava a posição final no nosso empate da sexta rodada ? Tentei remontar a posição mas falta algo.

    Éderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposição final eu não lembro, mas lembro das posições críticas da partida. Me adciona no msn que conversamos. Meu e-mail está acima da página no canto direito.

      Abraços!

      Excluir
  3. Mr. Eider, excelente post! Sem sombra de dúvida foi o melhor torneio da minha vida, minha melhor performance! Espero que nas próximas competições eu possa subir no "pódio" novamente rsrs, estou me virando nos 30 para tentar subir o meu nível de jogo!

    Grande Abraço e valeu por citar a minha partida! É uma honra participar!

    Pimenta

    ResponderExcluir
  4. Uma simples frase resume este blog:
    - Este guri é muito bom!

    MBS.

    ResponderExcluir
  5. Eiderzito, mais uma vez parabens!
    Baita post!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Valeu Eider, parabéns pelo desempenho e pela análise do torneio!

    ResponderExcluir
  7. Jogo xadrez em campeonatos há 1 ano. Minha pergunta é se essa do Eduardo Munoa parar o relógio não é um estratagema para ganhar uns segundos para pensar... No DC shopping do ano passado ele fez isso tb, em uma posição perdida(do meu ponto de vista), contra umm cabeludo. Apesar de não ser ilegal, não é uma atitude escusa?

    ResponderExcluir