domingo, 15 de abril de 2012

Torneio de Páscoa do MXC - Vice-campeão!


Realizado com uma semana de atraso, por conta do feriadão de páscoa, ontem dia 14/04 o torneio do Metrópole Xadrez Clube movimentou o xadrez da região metropolitana de Porto Alegre nesse fim de semana. 44 enxadristas se degladiaram ante aos tabuleiros e confraternizaram com direito a muito chocolate. Especialmente eu que ganhei duas barras - uma pelo vice-campeonato e outra no sorteio. No tabuleiro tomei apenas um chocolataço do Márcio Dornelles - errei na abertura e quando percebi que o ataque na minha ala do rei era forte, já era tarde demais. Mesmo bastante gripado, venci as outras 6 partidas, algumas bastante interessantes, outras nem tanto. Joguei contra duas índias do rei  - na segunda rodada contra Cláudio de Oliveira e na última rodada contra Karoly que até então vinha fazendo um torneio impecável com vitórias contra Ivan Boere e Dayan Deste e empate contra Felipe Menna Barreto. Consegui vencer ambos os confrontos:





 Na Penúltima rodada joguei contra o jogador de São Leopoldo Josué Faustine uma siciliana que, apesar de erros de ambos os lados, se  mostrou muito interessante:


Outra siciliana foi jogada na partida Ivan Boere x Dayan Deste. Deste, batalhador e estudioso da defesa Najdorf conseguiu superar a força do maior rating do torneio e vencer num final de torres complicadíssimo. Na foto ao lado, temos no fundo o confronto Boere x Deste, mais a frente, Josué x Soyaux, na extrema direita Eu e no meio de tudo o Mestre Fide Luiz Ney Menna Barreto que compareceu para prestigiar e divulgar seu torneio da AABB. (em breve mais informações)

 

Na cerimônia de premiação tivemos o sorteio da coleção completa da fomosa série Meus Grandes Predecessores de Garry Kasparov. Foram sorteados cinco felizardos, dentre eles meu irmão Jailton (Juninho) que levou pra casa o volume 1. Vamos ver se com isso ele aprende alguma coisa. =b


Junior fez 50% dos pontos e vem melhorando gradualmente seu xadrez. Nesse torneio ele surpreendeu o Dayan na abertura e teve uma posição muito boa, inclusive com peça a mais, mas a experiência do Dayan falou alto e ele conseguiu empatar a partida. Além disso, em sua partida contra Diego Rafael na segunda rodada, aplicou um tático bastante eficiente que além de parar o ataque do adversário, lhe assegurou a vitória. A posição era a seguinte:



Claro que o simple 1. Rh2 parece ser suficiente, mas Jailton resolveu seus problemas de forma mais espetacular. 1. Bc4! Dxh3 2. Cg5! Dh6 Se 2. ... Txg5 então 4. Bxe6+ ganhando a dama 3. Cxe6 Te8 4. Cc7+ desc. abandonam.

Parabéns a diretoria do Metrópole por mais esse ótimo torneio e agradeço aos amigos enxadristas por mais esses bons momentos vividos em torno do xadrez. 

Mais informações:



3 comentários:

  1. Nem pude ir pra assistir um pouquinho do torneio, mas deve ter sido bem legal mesmo. Parabéns mesmo pela organização! Eider, parabéns pelo post também. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela brilhante recuperação no torneio após a derrota para o Márcio.
    Valeu pela divulgação da siciliana... Sabemos quanto ela nos prende atenção frente a qualquer outra defesa no xadrez. Gratificação maior ainda quando se ganha...seja jogando de negras ou de brancas.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. E ai amigo Eider! Parabéns pela ótima colocação, para "variar", rsrs. Grande partida do Dayan, não é fácil ganhar de um jogador fortíssimo como o Ivan. Ah e o Juninho ta melhorando muito. abração

    ResponderExcluir