segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aberto do Brasil Nova Petrópolis - mais um pouco de notícia.


Pronto. Chega de férias. E como não curto muito Carnaval, mas me enche de energia o iminente feriadão, vamos colocar as mãos à obra e, nesse caso, eu não poderia deixar de escrever algumas linhas sobre o torneio aberto de Nova Petrópolis. Minha participação foi bem mediana e não tenho nenhuma partida que valha a pena ser comentada, mas o torneio em si teve algumas partidas bastante interessantes. O campeão foi o MI Uruguaio Bernardo Roselli, em segundo o MI Rodrigo Disconzi seguido em terceiro lugar pelo GM Everaldo Matsuura e em quarto pelo MF Luiz Ney Menna Barreto - todos os 4 com 5 pontos. Os critérios de desempate para mim e para muitos acredito que foram uma grande surpresa:

1º critério - Confronto Direto (código 11)
2º critério - Maior nº de vitórias (código 12)
3º critério - Maior nº de partidas com peças pretas (código 53)
4º critério - Buchholz com corte do pior resultado (código 37)
5º critério - Buchholz sem corte (código 37)  

Talvez o uso dessa ordem de critério seja explicável  para um torneio fechado, pois quando se faz uso dele para um torneio aberto, abre-se espaço ainda maior para o quesito "Sorte no emparceiramento" o que, na minha opinião, não é a forma mais justa de se decidir um campeão de torneio. Mas o Diretor do evento Fenando Barros explicou que estava seguindo ordens da CBX que por sua vez estava acatando as ordens da FIDE e o torneio seguiu com a aprovação dos critérios por todos ali presentes.


A partida do título de Roselli foi jogada pela última rodada contra o Eduardo Munoa. O jogador gaúcho tem tido bons resultados contra a variante Mar del Plata da índia do rei, mas dessa vez, depois da sorte da partida ter lindamente caminhado pela corda bamba, Munoa teve que amargar a derrota.  Destaque especial ao corajoso 49. ... d5 do Mestre Uruguaio, colocando na prática o belo conceito de bloqueio.



 Preparando a arena para enfrentar o Grande Mestre.

É importante também dar destaque à participação feminina da Bi-Campeã brasileira WMF Vanessa Feliciano que vem demonstrando jogo muito forte e seguro, mesmo contra os mestres e já está passando dos 2200 de rating FIDE. Dessa vez ela empatou pela 4ª rodada com o GM Everaldo Matsuura e com o MI Dragan Stamenkovich pela 5ª, mas perdeu na última rodada para o MF Luiz Ney Menna Barreto. Abaixo o seu empate contra o 10º Grande Mestre brasileiro:



Algumas fotos tiradas no decorrer do evento:

 Os catarina não perdem tempo e se preparam em equipe para a próxima rodada, lembrando os tempos da máquina de xadrez soviética - da esquerda para direita: Kleber Zimermann, Dalvan Franceschina, Derlei Florianovitz e Yussanã.

Guilherme Teixeira, Anderson Donay e Benevenga analisando depois da rodada.
Podemos perceber que Guilherme está prestes a fazer o moon walk depois de ter achado um lance brilhante.

Os árbitros da competição AR Kléber Padoin e AN Leonardo Pereira.
Pedi pro Leonardo tentar fazer cara de homem, mas acho que ele não levou muito a sério meu pedido.

MF Flávio Olivência e Sabrina - esposa do campeão do torneio.
"no, no, OliVência con la V de vaca... así"


Mais informações sobre o torneio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário