quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Exercício III

Olá, enxadristas!

Mais um semestre se foi na faculdade e para celebrar comecei a ler o livro El Ajedrez de Torneo, no qual Brostein analisa todas as partidas do torneio de candidatos de 1953. O livro é muito interessante porque não nos apresenta aquelas infinitas análises e variantes como se fossemos máquinas, mas sim vai apresentando as idéias inerentes em cada posição, além das peculiaridades psicológicas inevitáveis em qualquer torneio de xadrez.

Folheando as páginas encontrei a posição abaixo na partida Stahlberg x Boleslavsky pela primeira rodada do torneio. Os jogadores acordaram empate após 1. Ce8+ Rg8 2. Cf6+ Rg7 3. Ch5+ Rg6 4. g4 Cc5. No entanto, a partir do diagrama apresentado, as brancas tem uma continuação que as deixa com vantagem decisiva. Não é nada fácil de encontrar, acredito que seja daquelas variantes inumanas. Mas em todo o caso lanço o desafio para os amigos. Dentro de alguns dias eu mostro a resposta. Deixem suas sugestões nos comentários e nada de Engines!

Jogam as brancas
Qual a melhor continuação?
Tema - Zug


Stahlberg x Boleslavsky
Torneio de Candidatos, 1953

2 comentários:

  1. Bah, eu lembro de ter estudado essa partida. Lembro também que realmente é algo bem inumano, mas não lembro da resposta.

    Aliás, um problema que já identifiquei no meu xadrez é esse esquecimento de muitas coisas que estudo. Tomara que não seja só comigo, hehe.

    ResponderExcluir
  2. Acho que esquecer completamente a gente não esquece. Muitas coisas voltam na base da intuição e a gente nem percebe.

    Esse problema é muito interessante. Eu sugiro a todos aceitar o desafio e tentar resolver. É bastante instrutivo.

    Abraços!

    ResponderExcluir